Efeito da frequência de feedback concorrente na aprendizagem de uma habilidade seriada

Autores

  • Natália Barros Beltrão Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Cássio Miranda Meira Junior Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades
  • Maria Teresa Cattuzzo Universidade de Pernambuco. Escola Superior de Educação Física
  • Juliette Noadya Costa Santos Universidade de Pernambuco. Escola Superior de Educação Física
  • Go Tani Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte

DOI:

https://doi.org/10.11606/1807-5509201700020423

Palavras-chave:

Habilidade motora, Aprendizagem concorrente, Desempenho psicomotor, Feedback aumentado.

Resumo

Esse estudo investigou o efeito de diferentes frequências de feedback concorrente (FC) na eficiência, aquisição e transferência de uma tarefa de rastreamento serial. Quarenta e três adultos jovens de ambos os sexos foram divididos em três grupos: frequência de 100% (G100), 50% (G50) e 0% (G0). Eles praticaram uma tarefa de rastrear e tocar seis sensores em resposta ao acendimento sequencial de seis estímulos luminosos. O desempenho foi medido pelo número de blocos de tentativas necessário para reconhecer a sequência, e pelo total de sequências corretas e/ou antecipadas. Análise de variância mostrou que o G0 precisou de menos blocos que o G100 para o alcance do critério de aquisição. Embora não tenha havido efeito das diferentes frequências de FC no número de respostas corretas e antecipadas, observou-se que executar a tarefa com alta frequência de FC retardou a aquisição da habilidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-12-20

Edição

Seção

naodefinida

Como Citar

Beltrão, N. B., Meira Junior, C. M., Cattuzzo, M. T., Santos, J. N. C., & Tani, G. (2017). Efeito da frequência de feedback concorrente na aprendizagem de uma habilidade seriada. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 31(2), 423-431. https://doi.org/10.11606/1807-5509201700020423