Efeito da frequência de feedback concorrente na aprendizagem de uma habilidade seriada
DOI:
https://doi.org/10.11606/1807-5509201700020423Palavras-chave:
Habilidade motora, Aprendizagem concorrente, Desempenho psicomotor, Feedback aumentado.Resumo
Esse estudo investigou o efeito de diferentes frequências de feedback concorrente (FC) na eficiência, aquisição e transferência de uma tarefa de rastreamento serial. Quarenta e três adultos jovens de ambos os sexos foram divididos em três grupos: frequência de 100% (G100), 50% (G50) e 0% (G0). Eles praticaram uma tarefa de rastrear e tocar seis sensores em resposta ao acendimento sequencial de seis estímulos luminosos. O desempenho foi medido pelo número de blocos de tentativas necessário para reconhecer a sequência, e pelo total de sequências corretas e/ou antecipadas. Análise de variância mostrou que o G0 precisou de menos blocos que o G100 para o alcance do critério de aquisição. Embora não tenha havido efeito das diferentes frequências de FC no número de respostas corretas e antecipadas, observou-se que executar a tarefa com alta frequência de FC retardou a aquisição da habilidade.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2017-12-20
Edição
Seção
naodefinida
Licença
Todo o conteúdo da revista, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC-BY)
Como Citar
Beltrão, N. B., Meira Junior, C. M., Cattuzzo, M. T., Santos, J. N. C., & Tani, G. (2017). Efeito da frequência de feedback concorrente na aprendizagem de uma habilidade seriada. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 31(2), 423-431. https://doi.org/10.11606/1807-5509201700020423