Exercícios combinados em adultos com deficiência visual

Autores

  • Rafaella Righes Machado Universidade Federal de Santa Maria
  • Auriane Aparecida Camillo Universidade Federal de Santa Maria
  • Cati Reckelberg Azambuja
  • Kelly Christine Maccarini Pandolfo Universidade Federal de Santa Maria
  • Sara Teresinha Corazza Universidade Federal de Santa Maria
  • Daniela Lopes dos Santos Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.11606/1807-5509201700030563

Palavras-chave:

Exercício Aeróbico; Exercício Resistido Funcional; Tempo de Atividade Física; Qualidade de Vida; Pessoas com Deficiência.

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de um programa de exercícios físicos combinados no tempo de atividade física e qualidade de vida de adultos com deficiência visual (DV). Participaram nove adultos com DV com média de idade de 44,9±11,3 anos. Foi realizado um programa de treinamento com exercícios aeróbicos e de treinamento com pesos combinados em uma única sessão, duas vezes na semana, por um período de 12 semanas, em um Espaço de Atividades Físicas. O tempo de atividade física (TAF) foi avaliado por meio do IPAQ, versão curta e a qualidade de vida (QV) pelo WHOQOL – BREF abreviado na versão em português. Também foi aplicada uma Ficha Anamnética para caracterizar os participantes. As avaliações foram realizadas anteriormente o início do treinamento e ao término do mesmo. Foi utilizado o teste Shapiro–Wilk para verificar a normalidade dos resultados e o teste Wilcoxon para avaliar a diferença entre as médias obtidas antes e após o treinamento. Foram observadas melhoras estatisticamente significativas no TAF e nos domínios físico e psicológico da QV. Conclui-se que a prática de exercícios físicos combinados promove melhoras nos níveis de QV e TAF, possibilitando um estilo de vida mais ativo e maior independência para pessoas com DV.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-12-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Machado, R. R., Camillo, A. A., Azambuja, C. R., Pandolfo, K. C. M., Corazza, S. T., & Santos, D. L. dos. (2017). Exercícios combinados em adultos com deficiência visual. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 31(3), 563-570. https://doi.org/10.11606/1807-5509201700030563