Controle de força e torque isométrico em crianças com DCD

Autores

  • Márcio Alves de Oliveira University of Maryland; Department of Kinesiology; Universidade Luterana do Brasil; Curso de Educação Física
  • Jefferson Fagundes Loss Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Escola de Educação Física
  • Ricardo Demétrio de Souza Petersen Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Escola de Educação Física

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092005000200001

Palavras-chave:

Controle de força, Variabilidade, Irregularidade

Resumo

Este estudo examinou a capacidade da criança com DCD em explorar a dinâmica do sistema sensóriomotor em função do tempo. A estrutura da resposta do sistema e a performance foram analisadas em três tarefas manipulativas de regulação de força / torque (pressão digital, preensão digital e torque em preensão digital). Estas três tarefas foram usadas com o intuito de avaliar o comportamento das respostas em relação às restrições impostas pela tarefa. Dezesseis crianças com percentil abaixo ou igual a 5 no teste Movement ABC formaram o grupo de crianças com DCD com 9,0 anos (± 0,2 anos), e 16 crianças de desenvolvimento típico e percentil igual ou acima de 35 formaram o segundo grupo com 9,6 anos (± 0,3 anos). Um osciloscópio foi utilizado para oferecer "feedback" visual e a força aplicada pela criança foi representada por uma linha horizontal que deveria ser sobreposta à linha de referência representativa dos 40% da força e torque isométrico máximo. As crianças com DCD apresentaram dificuldades em explorar a dimensionalidade da resposta do sistema sensório-motor. Uma maior variabilidade e menor irregularidade foram verificadas nas respostas de controle de força e torque, independente das restrições oferecidas pelas tarefas. Os resultados são discutidos em termos de mecanismos centrais responsáveis pela regulação de força.

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Publicado

2005-06-01

Edição

Seção

naodefinida

Como Citar

Oliveira, M. A. de, Loss, J. F., & Petersen, R. D. de S. (2005). Controle de força e torque isométrico em crianças com DCD . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 19(2), 89-103. https://doi.org/10.1590/S1807-55092005000200001