"Feedback" auto-controlado e aprendizagem de uma tarefa motora com demanda de força

Autores

  • Suzete Chiviacowsky Universidade Federal de Pelotas; Escola Superior de Educação Física
  • Franklin Laroque de Medeiros Universidade Federal de Pelotas; Escola Superior de Educação Física
  • Angélica Kaefer Universidade Federal de Pelotas; Escola Superior de Educação Física

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092007000100003

Palavras-chave:

Aprendizagem motora, Aprendizagem com auto-controle, "Feedback", Conhecimento de resultados, Adultos

Resumo

O objetivo do presente estudo foi comparar os efeitos da freqüência de conhecimento de resultados (CR) auto-controlada com freqüências externamente controladas, na aprendizagem de uma tarefa motora com demanda de força. Foram utilizados 24 sujeitos, estudantes universitários, distribuídos em dois grupos: grupo auto-controlado e grupo externamente controlado. A tarefa requeria que os participantes pressionassem um dinamômetro manual analógico com o objetivo de acertar 50% da sua força máxima. Diferente de resultados anteriores com adultos, não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2007-03-01

Edição

Seção

naodefinida

Como Citar

Chiviacowsky, S., Medeiros, F. L. de, & Kaefer, A. (2007). "Feedback" auto-controlado e aprendizagem de uma tarefa motora com demanda de força . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 21(1), 27-33. https://doi.org/10.1590/S1807-55092007000100003