Parâmetros individuais e sócio-ambientais da qualidade de vida percebida na carreira docente em educação física

Autores

  • Carlos Augusto Fogliarini Lemos Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões; Departamento de Educação Física
  • Juarez Vieira do Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina; Centro de Desportos
  • Adriano Ferreti Borgatto Universidade Federal de Santa Catarina; Centro Tecnológico

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092007000200001

Palavras-chave:

Qualidade de vida, Carreira docente, Desenvolvimento profissional, Condições de vida

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar os parâmetros individuais e sócio-ambientais da qualidade de vida percebida na carreira docente em Educação Física do Magistério Público Estadual/RS, de acordo com os Ciclos de Desenvolvimento Profissional (CDP). Esta pesquisa utilizou como instrumentos de coleta de dados a "Escala de Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho Percebida por Professores de Educação Física do Ensino Fundamental e Médio" (QVT-PEF), e o "Perfil do Estilo de Vida Individual" (PEVI). O processo de seleção da amostra foi estratificado proporcional às regiões geográficas do estado e aleatória por conglomerados, incluindo 380 professores de Educação Física (141 professores e 239 professoras), com idade variando entre 23-60 anos (M = 40,18; DP = 8,16). Na análise dos dados foram empregados os testes Qui-quadrado, Kruskal Walis e Exato de Fischer (p < 0,05). Os resultados mostraram que a maioria dos professores encontra-se satisfeita com a qualidade de vida do docente no trabalho, com exceção da dimensão remuneração e compensação. O aumento do nível de satisfação da qualidade de vida do trabalhador está associado ao avanço na carreira docente, onde os professores do ciclo de estabilização apresentaram os níveis mais elevados. Considerando as variáveis demográficas e os CDP, os maiores níveis de satisfação foram relatados pelos professores casados do ciclo de diversificação e os docentes do ciclo de consolidação que atuam somente numa escola. Em relação ao PEVI, a maioria dos docentes apresentou percepção positiva, sendo que os docentes dos ciclos de entrada e consolidação demonstraram um perfil mais positivo. Os resultados não confirmaram a existência de associação entre os parâmetros individuais e sócio-ambientais da qualidade de vida.

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Publicado

2007-06-01

Edição

Seção

naodefinida

Como Citar

Lemos, C. A. F., Nascimento, J. V. do, & Borgatto, A. F. (2007). Parâmetros individuais e sócio-ambientais da qualidade de vida percebida na carreira docente em educação física . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 21(2), 81-93. https://doi.org/10.1590/S1807-55092007000200001