Comportamentos sedentários associados ao excesso de peso corporal

Autores

  • Kelly Samara da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Adair da Silva Lopes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Francisco Martins da Silva Universidade Católica de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092007000200005

Palavras-chave:

Excesso de peso, Sedentarismo, Assistir TV, Transporte escolar

Resumo

Este estudo objetivou identificar possíveis relações entre comportamentos sedentários e o excesso de peso corporal. Participaram do estudo 1570 escolares da cidade de João Pessoa, PB, Brasil, com idades de sete a 12 anos. Os estudantes responderam a três questões objetivas sobre a atividade física mais praticada fora da escola (assistir TV, tarefas domésticas, brincar ou praticar esportes), o meio de transporte normalmente utilizado (carro/moto/ônibus = passivo e a pé/bicicleta = ativo) e o tempo gasto de casa até a escola. O excesso de peso foi classificado a partir de critérios propostos pela International Obesity Task Force. Para análise estatística, utilizou-se o teste qui-quadrado e a regressão logística multivariada. A chance de apresentar excesso de peso foi de 81% (IC 95% = 1,23-2,65) maior entre os meninos que assistiram TV, em comparação aos que realizaram outras atividades; e três vezes maior (IC 95% = 1,92-5,38) para os escolares que se deslocavam passivamente à escola, em relação aos que seguiam a pé/bicicleta. Nas meninas, a chance de excesso de peso foi 2,27 vezes maior (IC 95% = 1,39-3,71) entre as que se deslocavam à escola de forma passiva, quando comparadas às que se deslocavam ativamente. Conclui-se que, assistir TV na maior parte do tempo livre para os meninos e utilizar deslocamentos passivos para ir à escola, para ambos os sexos, aumentou as chances dos estudantes terem excesso de peso corporal.

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Publicado

2007-06-01

Edição

Seção

naodefinida

Como Citar

Silva, K. S. da, Lopes, A. da S., & Silva, F. M. da. (2007). Comportamentos sedentários associados ao excesso de peso corporal . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 21(2), 135-141. https://doi.org/10.1590/S1807-55092007000200005