Aprendizagem motora em crianças: "feedback" após boas tentativas melhora a aprendizagem?
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1807-55092007000200007Palavras-chave:
Aprendizagem motora, Desenvolvimento motor, "Feedback", Conhecimento de resultados, CriançasResumo
Estudos recentes (Chiviacowsky & Wulf, 2007) têm mostrado que a aprendizagem é realmente beneficiada em adultos se, aos aprendizes, for fornecido "feedback" após "boas" tentativas em vez de após "más" tentativas. O presente estudo procurou examinar se o mesmo efeito pode ser observado em crianças. Foram utilizadas 40 crianças como sujeitos. Os participantes praticaram uma tarefa de arremessar saquinhos de feijão em um alvo, com a mão não-dominante, sem enxergar o alvo durante os arremessos. Todos os participantes receberam 50% de freqüência de conhecimento de resultados (CR), ou seja, em três tentativas em cada bloco de seis tentativas. Enquanto a um grupo foram fornecidos CRs para as três tentativas mais efetivas de cada bloco, a outro grupo foram fornecidos CRs para as três tentativas menos efetivas de cada bloco. A análise dos dados foi realizada através da ANOVA, utilizando-se o pacote estatístico SPSS. Discordando dos resultados encontrados em adultos, não foram verificadas diferenças significativas entre os grupos na fase de retenção.Downloads
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Publicado
2007-06-01
Edição
Seção
naodefinida
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Como Citar
Chiviacowsky, S., Kaefer, A., Medeiros, F. L. de, & Pereira, F. M. (2007). Aprendizagem motora em crianças: "feedback" após boas tentativas melhora a aprendizagem? . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 21(2), 157-165. https://doi.org/10.1590/S1807-55092007000200007