Liberdade de escolha do aprendiz no processo adaptativo em aprendizagem motora

Autores

  • Flavio Henrique Bastos Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte
  • Ulysses Okada de Araújo Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte
  • Cinthya Walter Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte
  • Andrea Michele Freudenheim Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092007000300001

Palavras-chave:

Aprendizagem motora, Liberdade de escolha, Processo adaptativo

Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar o efeito do grau de liberdade de escolha, oferecido durante a estabilização de uma habilidade motora, no processo de adaptação a uma modificação efetora na tarefa. Participaram do estudo 48 voluntários, com média de idade de 21 (± 5,6) anos, de ambos os gêneros, que foram distribuídos aleatoriamente em três grupos relacionados ao grau de liberdade de escolha oferecido: alto (ALT), intermediário (MED) e sem liberdade de escolha (SEM). Foi utilizada uma tarefa complexa de "timing" coincidente, na qual o participante deveria tocar seis sensores de forma que o último toque coincidisse com a chegada de um estímulo visual. O experimento consistiu de duas fases, quais sejam, estabilização e adaptação. No início da fase de adaptação, a modificação efetora da tarefa gerou perturbação aos três grupos, uma vez que foi verificado aumento dos erros de execução e queda na precisão (erro absoluto) e consistência (erro variável) do desempenho. Apesar dos três grupos terem apresentado melhora do desempenho ao longo da fase de adaptação, o grupo SEM apresentou indicativos de adaptação menos eficiente. Assim, os resultados apontam que, diante de uma modificação efetora da tarefa, a liberdade na escolha da resposta foi benéfica para a adaptação independentemente do grau.

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Publicado

2007-09-01

Edição

Seção

naodefinida

Como Citar

Bastos, F. H., Araújo, U. O. de, Walter, C., & Freudenheim, A. M. (2007). Liberdade de escolha do aprendiz no processo adaptativo em aprendizagem motora . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 21(3), 167-176. https://doi.org/10.1590/S1807-55092007000300001