Convergência e integração: uma proposta para a educação física de 5a. a 8a. série do ensino fundamental

Autores

  • Luiz Sanches Neto Universidade Guarulhos
  • Mauro Betti Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092008000100001

Palavras-chave:

Educação física escolar, Ensino fundamental

Resumo

O principal objetivo desta pesquisa é apresentar e analisar uma proposta para fundamentar a intervenção de professores de Educação Física da 5a. à 8a. série do Ensino Fundamental. Foram revisadas criticamente as propostas anteriormente elaboradas na área, especialmente durante as duas últimas décadas do Século XX. Considerou-se, com base nesta revisão, que uma aproximação entre as tendências analisadas é condição necessária para uma melhor compreensão da Educação Física Escolar, porque os professores podem utilizar diversos elementos constitutivos para solucionar problemas cotidianos. Neste sentido, os Parâmetros Curriculares Nacionais para a área de Educação Física constituíram-se em uma abordagem coerente em relação à possibilidade de aproximação entre as tendências. Entretanto, seus princípios curriculares, particularmente seus conteúdos, foram limitados na abrangência, uma vez que as relações estabelecidas entre as áreas de estudos científicos - Cinesiologia, Ciência da Motricidade Humana, Cultura Corporal de Movimento, Ciências do Esporte e Aptidão Física relacionada à Saúde - e a proposta de intervenção foram precárias. Metodologicamente, o estudo fundamentou-se na hermenêutica e epistemologia para investigar a possibilidade de integração entre unidades temáticas de conteúdos. A convergência entre áreas de estudos científicos e abordagens para a Educação Física escolar pôde ser entendida como um conjunto de elementos semelhantes: princípios curriculares, axiológicos e teleológicos, que conduziriam a um recuo epistemológico e uma problemática comum.

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Publicado

2008-03-01

Como Citar

Sanches Neto, L., & Betti, M. (2008). Convergência e integração: uma proposta para a educação física de 5a. a 8a. série do ensino fundamental . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 22(1), 5-23. https://doi.org/10.1590/S1807-55092008000100001

Edição

Seção

naodefinida