Aprendizagem significativa e o ensino de conceitos na Educação Física escolar: um estudo de caso com os jogos Olímpicos

Autores

  • Natália Kohatsu Quintilio Universidade de São Paulo. Escola Educação Física e Esporte
  • Osvaldo Luiz Ferraz Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte.

DOI:

https://doi.org/10.11606/1807-5509201800020219

Palavras-chave:

Teoria educacional, Mapas conceituais, Teoria Educacional de Novak, Ferramentas de aprendizagem

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi investigar a influência de um planejamento instrucional baseado nas premissas da aprendizagem significativa, a partir dos princípios da Teoria Educacional de Joseph D. Novak, utilizando mapas conceituais e outros recursos didáticos na aprendizagem de conceitos em aulas de educação física. Os alunos fizeram um mapa conceitual pré e pós-intervenção. A análise dos resultados mostrou que houve melhoria na qualidade dos mapas conceituais e no entendimento de conceitos relacionados aos Jogos Olímpicos, organizados sob os princípios da Teoria Educacional de Novak e que novas ferramentas de ensino e aprendizagem deveriam fazer parte das aulas de educação física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Coll C, Pozo JI, Sarabia, B, Valls E. Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artmed; 2000.

Novak JD. Learning, creating, and using knowledge. 2nd. ed. New York: Routledge; 2012.

Ausubel DP, Novak JD, Hanesian H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Interamericana; 1980.

Novak JD, Cañas AJ. The universality and ubiquitousness of concept maps. Proceedings of 4th International Conference on Concept Mapping; 2010 Oct 5-7; Viña del Mar, CL. CMC.

Cañas AJ, Novak JD. Freedom vs. restriction of content and structure during concept mapping: possibilities and limitations for construction and assessment. In: Concept Maps: Theory, Methodology, Technology. Proceedings of the 5th International Conference on Concept Mapping; 2010 Sep 17-20. Valletta, MT. CMC

Li W. The role of conceptions of ability in student cognition. In: Housner LD, Metzler MW, Schempp PG, Templin TJ. Historic traditions and future directions of research on teaching and teacher education in physical education. Morgantown: Fitness Information Technology; 2009.

Ferraz APCM, Belhot RV. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gest Prod. 2010;17(2):421-31.

Betti M, Ferraz OL, Dantas LEPBT. Educação física escolar: estado da arte e direções futuras. Rev Bras Educ Fís Esporte. 2011;25(SPE):105-15.

Ferraz OL, Macedo L. Reflexões de professores sobre a educação física na educação infantil incluindo o referencial curricular nacional. Rev Paul Educ Fís. 2001;15(1):83-102.

Perez CR, Zimmermann MA, Quintilio NK, Marconi JR. Olympic education: reports of a Brazilian reality. In: ICCSPE. The Olympics and Paralympics in Brazil: who takes the prize. Berlin: ICCSPE; 2016.

Müller, N. Olympic education. Barcelona: Centre d’Estudis Olímpcs i de l’Esport de la UAB; 2010.

Binder, DL. Teaching Olympism in schools: Olympic Education as a focus on values education. Barcelona: Centre d’Estudis Olímpcs i de l’Esport de la UAB; 2005.

Moreira MA, Masini EFS. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro; 2005.

Moura MO, Araujo ES, Ribeiro FD, Panossian ML, Moretti VD. A atividade orientadora de ensino como unidade entre ensino e aprendizagem. In: Moura MO. A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Brasília: Liber Livros; 2010. p. 81-109.

Toigo AM, Moreira MA, Costa SSC. Revisión de la literatura sobre el uso de mapas conceptuales como estratégia didáctica y de evaluación. Investigações em Ensino de Ciências. 2012;17(2):05-39.

Shields DL, Bredemeier BL. Moral development and behavior in sports. In: Singer RN, Nausenblas, HA; Janelle, CM. Handbook of sport psychology. New York: Wiley; 2001. p. 585-603.

Cannon HM, Cannon JN, Geddes BC, Feinstein AH. Teaching values: an experiential approach. Developments in Business Simulation and Experiential Learning. 2016;43:273-83.

Downloads

Publicado

2018-12-20

Como Citar

Quintilio, N. K., & Ferraz, O. L. (2018). Aprendizagem significativa e o ensino de conceitos na Educação Física escolar: um estudo de caso com os jogos Olímpicos. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 32(2), 219-232. https://doi.org/10.11606/1807-5509201800020219

Edição

Seção

Artigos