Aspectos emocionais da prática de atividades de aventura na natureza: a (re)educação dos sentidos

Autores

  • Tiago Nicola Lavoura Universidade Estadual Paulista; Departamento de Educação Física
  • Gisele Maria Schwartz Universidade Estadual Paulista; Departamento de Educação Física
  • Afonso Antonio Machado Universidade Estadual Paulista; Departamento de Educação Física

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092008000200003

Palavras-chave:

Emoções, Natureza, Atividades de aventura, Lazer

Resumo

As discussões acerca das atividades de aventura na natureza constantemente permeiam certa aproximação de tais atividades no trato com as emoções, em especial, com as sensações e sentimentos de prazer, descanso, vertigem e risco. Entretanto, muito, ainda, há que se refletir sobre os estados emocionais associados a estas práticas, no sentido de se aprofundar os conhecimentos. Esta pesquisa, de característica qualitativa, de cunho descritivo exploratória, teve como objetivo investigar de que forma as emoções são experimentadas por um grupo de jovens que vivenciou, pela primeira vez, o "rappel", sendo este muito conhecido dentre as práticas de aventura na natureza. Para a análise das respostas, foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo Temática. Os dados analisados descritivamente indicam a presença de sentimentos, sensações e emoções considerados receosos, como ansiedade, insegurança e tensão, bem como, aqueles considerados prazerosos, como alegria, desafio, aventura, além de outros que sintetizam ambos os pólos, como o medo, desencadeado pelas características destas práticas em ambientes naturais.

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Publicado

2008-06-01

Edição

Seção

naodefinida

Como Citar

Aspectos emocionais da prática de atividades de aventura na natureza: a (re)educação dos sentidos . (2008). Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 22(2), 119-127. https://doi.org/10.1590/S1807-55092008000200003