Interação social em aulas de educação física

Autores

  • Braulio Rocha Universidade Estadual de Campinas; Faculdade de Educação Física
  • Pedro José Winterstein Universidade Estadual de Campinas; Faculdade de Educação Física
  • Silvia Cristina Franco Amaral Universidade Estadual de Campinas; Faculdade de Educação Física

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092009000300005

Palavras-chave:

Educação física, Interação social, Internalização

Resumo

O estudo analisou formas de interação social que ocorrem durante a prática de jogos infantis. A perspectiva histórico-cultural, em especial as contribuições de Vigotski, foi o fundamento teórico para pensarmos a interação social. A pesquisa, caracterizada como observação participante, foi realizada com crianças de nove a 11 anos. A proposta de condução das aulas pautou-se nas aulas abertas, procurando incentivar as crianças a modificarem as regras dos jogos, permitindo que houvesse uma maior chance de interação entre as mesmas. Os dados obtidos no trabalho de campo foram categorizados em três esferas situacionais: participação, atividade e relacionamento. A partir da análise destas esferas é possível afirmar que é no contato entre indivíduos no ambiente educacional, de forma ativa e comprometida, que a interação social ocorre efetivamente de maneira mais interessante, pois exigem dos alunos atitudes que respondam aos problemas e divergências evidenciados entre eles, muitas vezes, sem a imposição do adulto.

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Publicado

2009-09-01

Edição

Seção

naodefinida

Como Citar

Rocha, B., Winterstein, P. J., & Amaral, S. C. F. (2009). Interação social em aulas de educação física . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 23(3), 235-245. https://doi.org/10.1590/S1807-55092009000300005