Aptidão física relacionada ao desempenho motor em escolares de sete a 15 anos

Autores

  • Samuel Carvalho Dumith Universidade Federal de Pelotas
  • Virgílio Viana Ramires Universidade Federal de Pelotas
  • Matheus Jesuíno Alves Souza Universidade Federal do Rio Grande; Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
  • Daniel Souza Moraes Universidade Federal do Rio Grande; Departamento de Materiais e Construção
  • Fabrício Godoy Petry Prefeitura Municipal de Rio Grande; Secretaria de Esportes
  • Eduardo Soldera Oliveira Academia Barra Solo
  • Sandro Viana Ramires Academia Barra Solo
  • Alexandre Carriconde Marques Universidade Federal de Pelotas; Departamento de Desportos

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092010000100001

Palavras-chave:

Atividade motora, Exercício, Desempenho atlético, Crianças, Adolescentes

Resumo

Os benefícios do desenvolvimento da aptidão física sobre a saúde estão bem evidenciados na literatura científica. O objetivo do presente estudo foi descrever a aptidão física relacionada ao desempenho motor de crianças e adolescentes e examinar as diferenças de acordo com sexo, idade, tipo de escola (pública ou privada) e região geográfica da escola (urbana ou rural). Uma bateria de cinco testes motores foi aplicada a 526 alunos entre sete e 15 anos do ensino fundamental de Rio Grande, RS: salto em distância parado, arremesso de "medicine-ball", barra modificada, corrida de 20 metros e quadrado. Os resultados apontam que o desempenho em todos os testes foi superior para os rapazes e aumentou diretamente com a faixa etária. Estes foram os principais preditores da aptidão física dentre as variáveis examinadas. O tipo de escola só teve influência sobre o desempenho no teste de arremesso de "medicine-ball", em que alunos da rede privada obtiveram valores médios maiores. Escolares da zona urbana atingiram um melhor desempenho em todos os testes, exceto no teste de barra modificada (sem diferença por região geográfica). A realização de pesquisas com o mesmo enfoque em outras regiões do Brasil permitirá explorar a consistência destes achados e compreender possíveis diferenças.

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Publicado

2010-03-01

Edição

Seção

naodefinida

Como Citar

Aptidão física relacionada ao desempenho motor em escolares de sete a 15 anos . (2010). Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 24(1), 5-14. https://doi.org/10.1590/S1807-55092010000100001