Emoções, "stress", ansiedade e "coping": estudo qualitativo com treinadores de nível internacional

Autores

  • Cláudia Dias Universidade do Porto; Faculdade de Desporto
  • José Fernando Cruz Universidade do Minho; Escola de Psicologia
  • António Manuel Fonseca Universidade do Porto; Faculdade de Desporto

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092010000300004

Palavras-chave:

Stress, Ansiedade, Coping, Emoções, Treinadores, Estudo qualitativo

Resumo

A influência dos fatores e processos psicológicos no desempenho desportivo dos atletas está, de uma forma geral, amplamente demonstrada; todavia, poucas investigações procuraram estudar esta relação nos treinadores. Neste sentido, empregando uma entrevista semi-estruturada, a presente investigação procurou, junto de seis treinadores de elite com idades compreendidas entre os 55 e os 63 anos (M = 59 ± 3,03) de diversas modalidades, identificar as características/competências psicológicas mais importantes para o sucesso desportivo, as principais fontes de "stress" e ansiedade experienciadas e as estratégias de "coping" a que recorriam em situações estressantes e/ou problemáticas, adicionalmente, pretendeu explorar o papel de outras emoções no seu desempenho. Os resultados revelaram que: 1) a motivação era uma das competências/características psicológicas percepcionadas pelos treinadores como mais importantes para o sucesso; 2) as principais fontes de "stress" estavam relacionadas com preocupações com o desempenho dos atletas, sendo comuns a diferentes modalidades; 3) os treinadores recorriam a diversas estratégias de "coping" em simultâneo, geralmente adaptativas; e 4) para além da ansiedade, outras emoções, positivas e negativas, pareciam influenciar o desempenho dos treinadores.

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Publicado

2010-09-01

Edição

Seção

naodefinida

Como Citar

Dias, C., Cruz, J. F., & Fonseca, A. M. (2010). Emoções, "stress", ansiedade e "coping": estudo qualitativo com treinadores de nível internacional . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 24(3), 331-342. https://doi.org/10.1590/S1807-55092010000300004