Precisão do conhecimento de resultados no processo adaptativo em crianças

Autores

  • Rafael dos Santos Henrique Universidade de Pernambuco; Escola Superior de Educação Física
  • Aline Kety Maria de Siqueira Universidade de Pernambuco; Escola Superior de Educação Física
  • Natália Barros Beltrão Universidade de Pernambuco; Escola Superior de Educação Física
  • Amanda Polyane Porto Epifanio Universidade de Pernambuco; Escola Superior de Educação Física
  • Maria Teresa Cattuzzo Universidade de Pernambuco; Escola Superior de Educação Física

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092010000300011

Palavras-chave:

Aprendizagem, Conhecimento de resultados, Prática, Desempenho psicomotor

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos da precisão de Conhecimento de Resultados (CR) na aquisição de uma habilidade motora. Quarenta e oito crianças com idade entre oito e 10 anos (♂ = 9,33 ± 0,70 anos e ♀= 9,16 ± 0,81 anos) praticaram uma tarefa de acertar um alvo sobre uma mesa, mediante o lançamento de discos metálicos. Foram formados três grupos experimentais de acordo com o nível de precisão do CR: pouco preciso (GPP), preciso (GP) e muito preciso (GMP), além do grupo controle (GC), sem CR. A medida de desempenho foi o erro absoluto (EA). Os resultados indicaram diferença estatística a favor do GMP em comparação aos demais grupos, indicando que a maior precisão do CR favoreceu a estabilização da estrutura e a adaptabilidade do sistema, numa tarefa com meta de precisão espacial, em crianças.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2010-09-01

Edição

Seção

naodefinida

Como Citar

Henrique, R. dos S., Siqueira, A. K. M. de, Beltrão, N. B., Epifanio, A. P. P., & Cattuzzo, M. T. (2010). Precisão do conhecimento de resultados no processo adaptativo em crianças . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 24(3), 405-412. https://doi.org/10.1590/S1807-55092010000300011