Estrutura de prática e idade no processo adaptativo da aprendizagem de uma tarefa de "timing" coincidente

Autores

  • Lucia Afonso Gonçalves Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte
  • Suely dos Santos Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte
  • Umberto Cesar Corrêa Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092010000400001

Palavras-chave:

Estrutura de prática, Idade, Tarefa de "timing" coincidente, Processo adaptativo, Aprendizagem motora

Resumo

O objetivo desse estudo foi investigar os efeitos de diferentes estruturas de prática no processo adaptativo da aprendizagem de uma tarefa de "timing" coincidente em função da idade. Crianças (n = 40), adultos (n = 47) e idosos (n = 57) foram distribuídos em grupos de prática constante, aleatória, constante-aleatória e aleatória-constante. A tarefa consistiu consistia em tocar certos alvos de forma sequencial em integração a um estímulo visual. O delineamento envolveu duas fases de aprendizagem: estabilização e adaptação. Os dados foram analisados em relação aos erros absoluto, variável, constante e de execução. Os resultados mostraram que o processo adaptativo na aprendizagem de crianças, adultos e idosos de uma tarefa de "timing" coincidente foi mais beneficiado pela prática constante-aleatória.

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Publicado

2010-12-01

Edição

Seção

naodefinida

Como Citar

Gonçalves, L. A., Santos, S. dos, & Corrêa, U. C. (2010). Estrutura de prática e idade no processo adaptativo da aprendizagem de uma tarefa de "timing" coincidente . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 24(4), 433-443. https://doi.org/10.1590/S1807-55092010000400001