Esporte moderno e mediação pedagógica nas aulas de educação física

Autores

  • Thiago Pimenta Universidade Integradas do Brasil
  • Tony Honorato Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092010000400007

Palavras-chave:

Educação física, Pedagogia, Conteúdo, Esporte, Estudante

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar, mediar e problematizar os conceitos de esporte formados pelos alunos. A perspectiva da mediação pedagógica, em especial as contribuições de FONTANA (2000) e leitura sociológica de BOURDIEU (1983), foram fundamentos teóricos para pensarmos os conceitos de esporte produzidos em aula. A pesquisa, caracterizada como participante, foi realizada com alunos de sextas e sétimas séries de uma Escola Estadual localizada na cidade de São Paulo. Os dados foram sistematizados em relatórios referentes às aulas mediadas pelo professor/pesquisador. A partir da mediação pedagógica e da análise dos relatórios é possível considerar que houve mudança de pensamento dos estudantes em relação ao fenômeno esportivo na direção da natureza sociocultural.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2010-12-01

Edição

Seção

naodefinida

Como Citar

Pimenta, T., & Honorato, T. (2010). Esporte moderno e mediação pedagógica nas aulas de educação física . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 24(4), 493-505. https://doi.org/10.1590/S1807-55092010000400007