Estrutura de prática e validade ecológica no processo adaptativo de aprendizagem motora

Autores

  • Marcela Massigli Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte
  • Marcelo Eduardo de Souza Nunes Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte
  • Andrea Michele Freudenheim Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte
  • Umberto Cesar Corrêa Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092011000100005

Palavras-chave:

Aprendizagem motora, Estrutura de prática, Validade ecológica, Tênis de mesa, Processo adaptativo

Resumo

O objetivo desse estudo foi investigar o efeito da estrutura de prática no processo adaptativo de aprendizagem motora em função da validade ecológica da situação experimental. Participaram do estudo 104 crianças distribuídas em oito grupos experimentais (dois níveis de validade ecológica x quatro estruturas de prática). A tarefa consistiu em rebater uma bola de tênis de mesa lançada por um equipamento ou pelo experimentador, com o objetivo de acertar um alvo localizado no lado oposto da mesa. O estudo envolveu duas fases: estabilização e adaptação. O desempenho foi analisado por meio da soma dos pontos obtidos em blocos de 10 tentativas. Os resultados mostraram que os efeitos das práticas constante, aleatória, constante-aleatória e aleatória-constante no processo adaptativo de aprendizagem motora foram similares em ambos os níveis de validade ecológica; a prática constante foi a estrutura menos efetiva no processo adaptativo de aprendizagem motora em ambas as situações experimentais.

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Publicado

2011-03-01

Edição

Seção

naodefinida

Como Citar

Massigli, M., Nunes, M. E. de S., Freudenheim, A. M., & Corrêa, U. C. (2011). Estrutura de prática e validade ecológica no processo adaptativo de aprendizagem motora . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 25(1), 39-48. https://doi.org/10.1590/S1807-55092011000100005