Relação entre o processo de ensino-aprendizagem-treinamento e o desenvolvimento do conhecimento tático no voleibol

Autores

  • Cláudio Olívio Vilela Lima Minas Tênis Clube; Núcleo de Integração das Ciências do Esporte
  • Hugo Cesar Martins-Costa Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Pablo Juan Greco Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092011000200007

Palavras-chave:

Modelos de ensino, Jogos esportivos coletivos, Cognição e ação, Tomada de decisão

Resumo

O objetivo desse estudo foi verificar em que medida o processo de ensino-aprendizagem-treinamento utilizado em uma equipe feminina de voleibol favoreceu o desenvolvimento do conhecimento tático declarativo das atletas. Doze jogadoras (idade média 13,9 ± 0,3 anos) pertencentes a um clube participaram da pesquisa. Para caracterizar o processo de ensino-aprendizagem-treinamento foram filmadas e posteriormente analisadas 17 sessões consecutivas de treinamento. Para verificar o desenvolvimento do conhecimento tático, utilizou-se o teste validado por PAULA (2001), sendo este aplicado no início e no final das sessões de treino registradas. Na análise das sessões de treino, as atividades relacionadas ao desenvolvimento da capacidade técnica ocuparam 57,5% do tempo total de treinamento, enquanto que em 29,9% do tempo foram desenvolvidas atividades com características de aperfeiçoamento tático. Para o conhecimento tático, não foi verificado aumento em nenhuma das variáveis medidas no teste. Esses resultados demonstraram que o treinador planificou suas sessões de forma a dedicar maior atenção ao componente técnico, sendo este contemplado especialmente através das atividades sem conexão com situações de jogo, como "fundamentos individuais" ou "combinação de fundamentos". A estrutura de treinamento utilizada parece não ter favorecido o aumento do nível de conhecimento tático declarativo no decorrer do período de treinamento avaliado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-06-01

Como Citar

Lima, C. O. V., Martins-Costa, H. C., & Greco, P. J. (2011). Relação entre o processo de ensino-aprendizagem-treinamento e o desenvolvimento do conhecimento tático no voleibol . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 25(2), 251-261. https://doi.org/10.1590/S1807-55092011000200007

Edição

Seção

naodefinida