Reinterpretação da estrutura teórico-conceitual do conhecimento pedagógico do conteúdo

Autores

  • Daniel Marcon Universidade de Caxias do Sul
  • Amândio Braga dos Santos Graça Universidade do Porto; Faculdade de Des-porto
  • Juarez Vieira do Nascimento Universidade Federal de Santa; Centro de Desportos

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092011000200013

Palavras-chave:

Formação de professores, Docência, Preparação docente, Base de conhecimentos

Resumo

O conhecimento pedagógico do conteúdo integra a base de conhecimentos para o ensino - conjunto de conhecimentos necessários ao professor - juntamente com aqueles relativos às características dos alunos, aos conteúdos da matéria de ensino, à pedagogia geral e aos contextos que circundam a aprendizagem. Considerando sua importância na formação inicial de professores, o objetivo deste ensaio foi o de analisar a estrutura da base de conhecimentos dos futuros professores de Educação Física sob a perspectiva do conhecimento pedagógico do conteúdo, buscando contribuir com o debate a respeito do papel desse conhecimento no planejamento e na implementação das situações de ensino e aprendizagem, bem como na formação docente dos estudantes-professores. Diante do referencial teórico analisado, pode-se compreender o conhecimento pedagógico do conteúdo como aquele que o estudante-professor utiliza para, a partir dos seus objetivos, da realidade dos alunos e das características do contexto de ensino e aprendizagem, convocar, gerir e fazer interagir os conhecimentos da base de conhecimentos para o ensino, visando à adaptação, à transformação e à implementação do conhecimento do conteúdo a ser ensinado, de modo a torná-lo compreensível e ensinável aos alunos. Para alcançar esses objetivos, a literatura sugere a aproximação do contexto de formação inicial em Educação Física daquele de atuação profissional do professor na Educação Básica, além da ampliação das oportunidades para que os estudantes-professores se defrontem com diferentes dilemas e situações-problema ao longo da formação inicial. Tais estratégias fomentarão a construção do conhecimento pedagógico do conteúdo e, consequentemente, o delineamento da personalidade docente dos futuros professores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2011-06-01

Edição

Seção

naodefinida

Como Citar

Reinterpretação da estrutura teórico-conceitual do conhecimento pedagógico do conteúdo . (2011). Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 25(2), 323-339. https://doi.org/10.1590/S1807-55092011000200013