Validação da bateria "Beck" de testes de habilidades para atletas brasileiros de "rugby" em cadeira de rodas
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1807-55092011000300011Palavras-chave:
Avaliação, Esporte adaptado, Deficiência físicaResumo
O "Rugby" em Cadeira de Rodas é uma modalidade praticada por sujeitos com tetraplegia ou tetra-equivalência, desde 2005 no Brasil, onde existem aproximadamente 10 equipes em atividade. A avaliação motora é um dos meios de controle do treinamento que possibilita conquistar avanços no planejamento. A bateria "Beck" de testes de habilidades (manejo de bola, precisão de passes, bloqueio, velocidade e passes de longa distância) para atletas da modalidade foi desenvolvida nos EUA por Yilla e Sherrill (1998). O objetivo deste estudo foi analisar os critérios de autenticidade científica da bateria para a população de atletas brasileiros. Os resultados de duas avaliações com a bateria (teste e re-teste) realizadas com 11 atletas (média de idade 27,59 ± 5,37 anos, tempo de lesão 8,19 ± 3,83 anos), foram registrados por três avaliadores, o que possibilitou a análise de objetividade, fidedignidade e consistência interna. Foram utilizadas as ferramentas ANOVA para análise de objetividade e, coeficiente de correlação intraclasse e teste t para análise de fidedignidade e consistência. Não foram encontradas diferenças entre os resultados dos diferentes avaliadores (valores de p variando de 0,45 a 1,00) e os valores de correlação intraclasse encontrados (variação de r de 0,78 a 0,99) permitem concluir que a bateria é consistente e fidedigna. Os resultados encontrados neste estudo são evidências de que os critérios de autenticidade científica para a bateria são satisfeitos e a bateria pode ser considerada um instrumento válido para avaliação motora de atletas brasileiros de "rugby" em cadeira de rodas.Downloads
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Publicado
2011-09-01
Como Citar
Gorla, J. I., Costa e Silva, A. de A., Costa, L. T., & Campos, L. F. C. C. de. (2011). Validação da bateria "Beck" de testes de habilidades para atletas brasileiros de "rugby" em cadeira de rodas . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 25(3), 473-486. https://doi.org/10.1590/S1807-55092011000300011
Edição
Seção
Artigos Originais - Pedagogia e Comportamento
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