Modelo de equilíbrio dinâmico: breve revisão da sua origem, implicações e novas perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1807-55092011000300016Palavras-chave:
Máximo estado estável do lactato, Modelo de governador central, Modelo catastrófico/anaeróbio/cardiovascularResumo
O Modelo de Equilíbrio Dinâmico (MED) assume a existência de uma intensidade máxima de exercício na qual seja possível observar um estado de equilíbrio fisiológico, o qual assegura o prolongamento do exercício. Até esta intensidade limite o exercício seria limitado pelos estoques de glicogênio muscular, mas acima desta, o acúmulo de metabólitos causaria a falha dos sistemas corporais e o término do exercício seria coincidente com o alcance de valores máximos em variáveis fisiológicas. Entretanto, o MED não se ajusta inteiramente aos resultados experimentais, pois estudos falharam em demonstrar um completo equilíbrio fisiológico em cargas iguais ou inferiores a esta intensidade limite. Adicionalmente, evidências mostram que nesta mesma faixa de intensidade, o término do exercício ocorre sem haver completa depleção nos estoques de glicogênio muscular. Inicialmente, o desalinhamento entre teoria e dados experimentais poderia ser devido, ao menos em parte, a um aspecto metodológico comum entre estudos anteriores: a ausência do término do exercício identificado na incapacidade da manutenção de uma potência mecânica requerida. A ausência do ponto de exaustão como critério do término do exercício pode ter gerado um artefato temporal nas medidas realizadas, não garantindo que cada medida temporal representasse a mesma fase de ajuste fisiológico ao exercício. Contudo estudos recentes do nosso grupo sugerem outra perspectiva para interpretação dos dados experimentais; a existência de equilíbrio fisiológico regulado pelos sistemas nervoso central e periférico, numa ampla faixa de intensidade de exercício.Downloads
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Publicado
2011-09-01
Como Citar
Pires, F. de O., Lima-Silva, A. E., Kokubun, E., & Kiss, M. A. P. D. (2011). Modelo de equilíbrio dinâmico: breve revisão da sua origem, implicações e novas perspectivas . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 25(3), 547-555. https://doi.org/10.1590/S1807-55092011000300016
Edição
Seção
Ensaio
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