Educação física escolar: estado da arte e direções futuras
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1807-55092011000500011Palavras-chave:
Educação física escolar, Profissão, Ensino, Pesquisa científicaResumo
O objetivo deste artigo é caracterizar e problematizar a Educação Física Escolar como prática profissional e subárea de pesquisa no campo mais amplo da Educação Física e das investigações educacionais. Para tal, inicialmente delimita o que é pesquisa em Educação Física Escolar, distinguindo-a da pesquisa sobre Educação Física Escolar, e quais seriam os objetos e hipóteses de pesquisa significativos para esta subárea. A seguir, analisa 289 artigos caracterizados como pesquisa em Educação Física Escolar, publicados em 11 periódicos (revistas) brasileiras, classificando-os nas categorias "ciclo de escolarização", "prática corporal " e "tema" investigados. Os resultados indicam que predominam os estudos no ensino fundamental, nas práticas "jogo" e "esporte", e pesquisas de cunho descritivo-interpretativo das aulas de Educação Física em várias dimensões e interrelações. Em conclusão, aponta a necessidade de maior direcionamento para as pesquisas nos âmbitos da didática, da implementação dos programas (currículos) formulados no bojo das políticas públicas, e da formação de professores. Por fim, alerta para a necessidade dos programas de pós-graduação em Educação Física no Brasil investirem mais nas pesquisas em Educação Física Escolar.Downloads
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Publicado
2011-12-01
Como Citar
Betti, M., Ferraz, O. L., & Dantas, L. E. P. B. T. (2011). Educação física escolar: estado da arte e direções futuras . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 25(spe), 105-115. https://doi.org/10.1590/S1807-55092011000500011
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