Grupos de pesquisa em cursos de Educação Física com pós-graduação "stricto sensu" no Brasil: análise temporal de 2000 a 2008

Autores

  • Giovâni Firpo Del Duca Universidade Federal de Santa Catarina
  • Leandro Martin Totaro Garcia Universidade Federal de Santa Catarina
  • Kelly Samara da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Juarez Vieira do Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092011000400006

Palavras-chave:

Grupos de pesquisa, Educação física, Indicadores de produção científica

Resumo

O objetivo da pesquisa foi descrever a evolução dos grupos de pesquisa em cursos de Educação Física com programas de pós-graduação "stricto sensu" no Brasil e sua produção intelectual no período de 2000 a 2008. Trata-se de um estudo descritivo, incluindo análise secundária de dados conduzida em 2010 com informações do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Analisou-se grupos de pesquisa; razões de pesquisadores e de estudantes por grupos de pesquisa; produção de artigos nacionais, artigos internacionais, livros e capítulos de livros, conforme macrorregiões geográficas; anos de coleta; número de cursos em Educação Física, pesquisadores e estudantes. As razões, frequências absolutas e relativas foram utilizadas na análise estatística descritiva dos dados. Os primeiros grupos de pesquisa em Educação Física no Brasil foram criados na década de 80, e em 2008 totalizaram 387. Observou-se diminuição da representatividade de grupos criados em instituições com programas "stricto sensu" (até 2000: 75,6%; de 2005-2008: 43,9%). No ano 2000, havia 453 pesquisadores e 479 estudantes de cursos de Educação Física. Identificou-se aumento nos anos 2002, 2004, 2006 e 2008, em comparação ao ano anterior (pesquisadores: aumento de 89%, 71%, 34% e 27%; estudantes: 83%, 76%, 42% e 41%, respectivamente). Também foi observada evolução na publicação de artigos em periódicos de circulação nacional; crescimento gradativo naqueles de circulação internacional e tendência de estagnação na publicação de livros e capítulos de livros. O crescimento do número de grupos de pesquisa e da produção intelectual reforçam o desenvolvimento e consolidação da Educação Física enquanto área acadêmica.

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Publicado

2011-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais - Sociocultural

Como Citar

Duca, G. F. D., Garcia, L. M. T., Silva, K. S. da, & Nascimento, J. V. do. (2011). Grupos de pesquisa em cursos de Educação Física com pós-graduação "stricto sensu" no Brasil: análise temporal de 2000 a 2008 . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 25(4), 607-617. https://doi.org/10.1590/S1807-55092011000400006