Interações sociais e proficiência motora em escolares do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1807-55092011000400009Palavras-chave:
Relações sociais, Desenvolvimento infantil, Ensino fundamentalResumo
Este estudo discute características de crianças que ingressam no ensino fundamental. Mais especificamente, o objetivo do estudo foi analisar a proficiência motora dessas crianças em relação com o nível socioeconômico e as interações sociais. O trabalho foi realizado com 30 crianças, as quais foram analisadas a partir do cruzamento de dados provenientes de teste de proficiência motora, questionário socioeconômico, observação direta e sociograma. Os resultados apontam que existe significância entre índices maiores de renda e sociabilidade com proficiência motora. Entretanto, o estudo também aponta para os desvios em relação à tendência encontrada, refletindo sobre a necessidade em se analisar os fatores macroscópicos do desenvolvimento sem recorrer a determinismos.Downloads
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Publicado
2011-12-01
Como Citar
Miyabayashi, L. A., & Pimentel, G. G. de A. (2011). Interações sociais e proficiência motora em escolares do ensino fundamental . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 25(4), 649-662. https://doi.org/10.1590/S1807-55092011000400009
Edição
Seção
Artigos Originais - Sociocultural
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