Interações sociais e proficiência motora em escolares do ensino fundamental

Autores

  • Luciane Akemi Miyabayashi Universidade Estadual de Maringá
  • Giuliano Gomes de Assis Pimentel Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092011000400009

Palavras-chave:

Relações sociais, Desenvolvimento infantil, Ensino fundamental

Resumo

Este estudo discute características de crianças que ingressam no ensino fundamental. Mais especificamente, o objetivo do estudo foi analisar a proficiência motora dessas crianças em relação com o nível socioeconômico e as interações sociais. O trabalho foi realizado com 30 crianças, as quais foram analisadas a partir do cruzamento de dados provenientes de teste de proficiência motora, questionário socioeconômico, observação direta e sociograma. Os resultados apontam que existe significância entre índices maiores de renda e sociabilidade com proficiência motora. Entretanto, o estudo também aponta para os desvios em relação à tendência encontrada, refletindo sobre a necessidade em se analisar os fatores macroscópicos do desenvolvimento sem recorrer a determinismos.

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Publicado

2011-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais - Sociocultural

Como Citar

Miyabayashi, L. A., & Pimentel, G. G. de A. (2011). Interações sociais e proficiência motora em escolares do ensino fundamental . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 25(4), 649-662. https://doi.org/10.1590/S1807-55092011000400009