"Feedback" após boas versus más tentativas melhora a aprendizagem motora em crianças

Autores

  • Esmaeel Saemi Shahid Chamran University of Ahvaz
  • Gabriele Wulf University of Nevada
  • Ahmad Ghotbi Varzaneh Shahid Chamran University of Ahvaz
  • Mehdi Zarghami Shahid Chamran University of Ahvaz

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1807-55092011000400011

Palavras-chave:

Motivação, Conhecimento de resultados, Arremesso, IMI

Resumo

O presente estudo investigou se a aprendizagem motora de crianças pode ser beneficiada pelo "feedback" (conhecimento de resultados -CR) fornecido após tentativas relativamente boas de prática, ao invés de após tentativas ruins. A tarefa requeriu que os participantes arremessassem saquinhos de feijão em um alvo circular fixo, posicionado no chão, a uma distância de 3 m. Vinte e oito crianças do ensino fundamental (idade média: 10,6 anos) participaram deste experimento. A fase de prática consistiu de 10 blocos de seis tentativas. Após cada bloco de tentativas, um grupo (KR "good") recebeu CR relacionado aos três arremessos mais precisos, enquanto ao outro grupo (KR "poor") foi fornecido CR relacionado aos três arremessos menos precisos. Os participantes não foram informados sobre as tentativas nas quais o "feedback" seria fornecido. Imediatamente após a fase de prática, os participantes preencheram o questionário de motivação intrínseca. Um dia após a fase de prática, foi conduzido um teste de retenção composto por 10 tentativas, sem CR. Os resultados demonstraram que a aprendizagem foi melhorada através do fornecimento de CR após as boas tentativas de prática. Ainda, os resultados do questionário revelaram que a motivação intrínseca dos aprendizes foi aumentada pelo "feedback" positivo. Os presentes achados adicionam evidências de que os efeitos motivacionais do "feedback" possuem um impacto direto sobre a aprendizagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2011-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais - Pedagogia e Comportamento

Como Citar

Saemi, E., Wulf, G., Varzaneh, A. G., & Zarghami, M. (2011). "Feedback" após boas versus más tentativas melhora a aprendizagem motora em crianças . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 25(4), 673-681. https://doi.org/10.1590/S1807-55092011000400011