Formação inicial e atuação profissional em Educação Física

a dança em questão

Autores

  • Mônica Caldas Ehrenberg Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
  • Rita de Cassia Fernandes Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.11606/1807-5509201800030415

Palavras-chave:

Educação superior, Currículo, Linguagem, Arte

Resumo

Este trabalho de natureza descritiva investigou as interfaces dos conhecimentos da dança na formação inicial e na atuação profissional em Educação Física em cursos de Licenciatura do Estado de São Paulo. Participaram da pesquisa vinte professores atuantes da área. Foram utilizados o questionário e a análise documental dos programas das disciplinas relacionadas a dança de quatro Instituições de Ensino Superior aos quais os sujeitos foram submetidos em suas formações iniciais. Os dados foram tratados por meio da Análise de Conteúdo e os resultados indicaram os conhecimentos necessários à atuação profissional, possibilitando a tessitura de algumas relações entre a formação e a atuação profissional. Destacamos ser necessário apresentar com clareza os processos metodológicos e avaliativos que envolvem a dança, as vivências criativas, a contextualização dos significados históricos, culturais e sociais que a permeiam, elementos fundamentais na formação de futuros professores de Educação Física.

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Publicado

2018-09-10

Como Citar

Ehrenberg, M. C., & Fernandes, R. de C. (2018). Formação inicial e atuação profissional em Educação Física: a dança em questão. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 32(3), 415-425. https://doi.org/10.11606/1807-5509201800030415

Edição

Seção

Artigos