Desenvolvimento e validação de um método para avaliação da aprendizagem dos princípios do Pilates (MAAPPilates)

Autores

  • Ana Paula Schú de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil
  • Cláudia Tarragô Candotti Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil
  • Kaanda Nabilla Souza Gontijo Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil
  • Débora Werba Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil
  • Ana Paula Jaques Flores Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil
  • Jefferson Fagundes Loss Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v32i4p685-697

Resumo

Este estudo teve como objetivos: (i) desenvolver o Método de Avaliação da Aprendizagem dos Princípios do Pilates (MAAPPilates) com base nos estágios da aprendizagem motora (cognitivo, associativo e autônomo); (ii) verificar a validade de conteúdo do método; e (iii) avaliar a reprodutibilidade intra e inter-avaliador do método. Para a validação de conteúdo quatro experts receberam a planilha de avaliação de dois exercícios de Pilates (The Hundred e Roll Up) juntamente com um vídeo mostrando a execução dos exercícios. Para a avaliação de reprodutibilidade três avaliadoras analisaram, de forma independente e em dois momentos distintos com intervalo de sete dias entre eles, vídeos de 30 participantes executando os dois exercícios. Para avaliar a reprodutibilidade intra-avaliador foram utilizados os resultados da 1ª análise comparativamente a 2ª análise da mesma avaliadora, e para avaliar a reprodutibilidade inter-avaliador foram utilizados os resultados da 1ª análise das três avaliadoras. A análise estatística foi baseada no ICC (< 0,05). Depois de efetuadas as alterações solicitadas pelos experts, a versão final do instrumento foi considerada muito adequada quanto ao objetivo de avaliar a aprendizagem dos princípios do Pilates por meio dos estágios da aprendizagem motora, confirmando a validação de conteúdo. Os valores de ICC foram em média 0,792 e 0,664, confirmando a reprodutibilidade intra e inter-avaliador, respectivamente. Com base nos resultados obtidos, pode-se afirmar que o MAAPPilates é válido e reprodutível, podendo ser utilizado por diferentes avaliadores ou pelo mesmo avaliador em diferentes momentos, fornecendo informação confiável sobre qual o estágio da aprendizagem motora em que se encontra o praticante de Pilates, podendo auxiliar no processo de avaliação e no desenvolvimento e acompanhamento de um treinamento de Pilates.

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Publicado

2018-12-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Souza, A. P. S. de, Candotti, C. T., Gontijo, K. N. S., Werba, D., Flores, A. P. J., & Loss, J. F. (2018). Desenvolvimento e validação de um método para avaliação da aprendizagem dos princípios do Pilates (MAAPPilates). Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 32(4), 685-697. https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v32i4p685-697