Desenvolvimento e validação de um método para avaliação da aprendizagem dos princípios do Pilates (MAAPPilates)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v32i4p685-697Resumo
Este estudo teve como objetivos: (i) desenvolver o Método de Avaliação da Aprendizagem dos Princípios do Pilates (MAAPPilates) com base nos estágios da aprendizagem motora (cognitivo, associativo e autônomo); (ii) verificar a validade de conteúdo do método; e (iii) avaliar a reprodutibilidade intra e inter-avaliador do método. Para a validação de conteúdo quatro experts receberam a planilha de avaliação de dois exercícios de Pilates (The Hundred e Roll Up) juntamente com um vídeo mostrando a execução dos exercícios. Para a avaliação de reprodutibilidade três avaliadoras analisaram, de forma independente e em dois momentos distintos com intervalo de sete dias entre eles, vídeos de 30 participantes executando os dois exercícios. Para avaliar a reprodutibilidade intra-avaliador foram utilizados os resultados da 1ª análise comparativamente a 2ª análise da mesma avaliadora, e para avaliar a reprodutibilidade inter-avaliador foram utilizados os resultados da 1ª análise das três avaliadoras. A análise estatística foi baseada no ICC (< 0,05). Depois de efetuadas as alterações solicitadas pelos experts, a versão final do instrumento foi considerada muito adequada quanto ao objetivo de avaliar a aprendizagem dos princípios do Pilates por meio dos estágios da aprendizagem motora, confirmando a validação de conteúdo. Os valores de ICC foram em média 0,792 e 0,664, confirmando a reprodutibilidade intra e inter-avaliador, respectivamente. Com base nos resultados obtidos, pode-se afirmar que o MAAPPilates é válido e reprodutível, podendo ser utilizado por diferentes avaliadores ou pelo mesmo avaliador em diferentes momentos, fornecendo informação confiável sobre qual o estágio da aprendizagem motora em que se encontra o praticante de Pilates, podendo auxiliar no processo de avaliação e no desenvolvimento e acompanhamento de um treinamento de Pilates.
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