Movimento e interdisciplinaridade na legislação brasileira

contribuições da Educação Física para a Educação Infantil

Autores

  • Daniela Bento Soares Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Física, Campinas, SP, Brasil
  • Ida Carneiro Martins Universidade Nove de Julho, São Paulo, SP, Brasil
  • Simone Thiemi Kishimoto Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Física, Campinas, SP, Brasil
  • Ademir de Marco Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Física, Campinas, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v33i2p265-275

Palavras-chave:

Educação, Criança, Pré-escola, Atividade física

Resumo

Este estudo teve como principal objetivo revisitar os principais documentos legais publicados até 2013 que orientam a Educação Infantil (EI) no Brasil, analisando de que forma o movimento foi considerado e quais as orientações para o seu desenvolvimento nas práticas educativas. Visou especificamente identificar as possíveis interfaces entre o movimento e as oportunidades de trabalho do professor de Educação Física, em uma perspectiva interdisciplinar, em especial para a faixa etária até os três anos. Para tanto, analisou os principais documentos publicados pelo Ministério da Educação e divulgados no período de 1988 a 2013 para o nível de ensino. A análise dos documentos oficiais demonstrou que o movimento é reconhecido como linguagem e impulsionador do desenvolvimento integral da criança. Sendo o movimento o objeto da EF, cabe ao seu profissional estudar e influenciar as instituições educativas para que atendam as necessidades da criança pequena. O caráter interdisciplinar apresentado pelos documentos oficiais também incentiva a participação do profissional de EF.

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Publicado

2019-05-29

Como Citar

Soares, D. B., Martins, I. C., Kishimoto, S. T., & de Marco, A. (2019). Movimento e interdisciplinaridade na legislação brasileira: contribuições da Educação Física para a Educação Infantil. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 33(2), 265-275. https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v33i2p265-275

Edição

Seção

Artigos