Lutas na educação física escolar

metodologia através dos parâmetros curriculares nacionais - PCNs

Autores

  • Jefferson Campos Lopes Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, Portugal
  • Camilo Antonio Monteiro Bueno Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista, Marília, SP, Brasil
  • Maria Luiza Salzani Fiorini Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista, Marília, SP, Brasil
  • Daniel Martínez-Ávila Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.11606/1807-5509201900030401

Palavras-chave:

Lutas, Educação Física Escolar, Pedagogia, Aprendizagem

Resumo

O objetivo deste artigo é descobrir como os profissionais de educação física escolar desenvolvem os procedimentos de ensino e aprendizagem das lutas (Karatê-do, Judô, Taekwondo, lutas associadas) na diretoria de ensino Público do Governo do Estado de São Paulo (Santos, Bertioga, Cubatão e Guarujá). Assim o presente estudo tem como objetivos específicos: a) identificar os conhecimentos para as aulas de lutas; b) se trabalham junto com os PCNs nos blocos de conteúdo; c) quais são as maiores dificuldades. Participou deste estudo um total de 112 profissionais graduados em educação física. Os dados foram obtidos por meio de questionário estruturado com perguntas fechadas e de observação de aulas de Educação Física. Através da análise dos resultados obtidos, pode-se entender como é apresentado às lutas aos alunos na educação física escolar.

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Publicado

2019-06-01

Como Citar

Lopes, J. C., Bueno, C. A. M., Fiorini, M. L. S., & Martínez-Ávila, D. (2019). Lutas na educação física escolar: metodologia através dos parâmetros curriculares nacionais - PCNs. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 33(3), 401-412. https://doi.org/10.11606/1807-5509201900030401

Edição

Seção

Artigos