Educação Física: possibilidades de uma educação estético-ética

Autores

  • Luísa Ávila da Costa Universidade do Porto. Faculdade de Desporto, Porto, Portugal
  • Teresa Lacerda Universidade do Porto. Faculdade de Desporto, Porto, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.11606/1807-5509201900040649

Palavras-chave:

Desporto, Educação Física, Estética, Ética, Estetico-ética

Resumo

A aproximação à estética e à ética na investigação em filosofia do desporto tem por hábito abordar estas duas áreas filosóficas de forma distinta, separada e independente, sendo dada preponderância, por norma, aos trabalhos do âmbito da ética, que em volume marcam uma presença consideravelmente superior nas principais revistas internacionais deste campo de estudo. Estando o potencial pedagógico estético e ético do desporto amplamente descrito na literatura, o objetivo deste estudo prende-se com a procura das zonas de interface destes âmbitos numa abordagem estético-ética da educação física. O percurso metodológico seguido para a persecução deste objetivo integrou a recolha, análise e discussão, a partir de uma perspetiva hermenêutica e fenomenológica, dos discursos contidos em entrevistas semi-estruturadas de caráter exploratório, realizadas a um grupo de estudo que compreendeu dezenove professores/investigadores nas áreas da estética, da ética, do desporto e da educação física. O confronto do conteúdo proveniente das entrevistas com as reflexões já disponíveis sobre a temática na literatura
permitiu-nos obter como resultado um roteiro argumentativo que explora o especial papel da Educação Física e a relevância da corporeidade na educação da sensibilidade estético-ética dos alunos no seu percurso escolar. Nas conclusões deste roteiro foram particularmente enfatizados quatro elementos com potencialidade estético-ética que contribuem para uma estético-ética do desporto recuperadora da unidade da experiência processo-produto no desporto. Esses elementos, que podem ser transportados do desporto para a vida no caminho do florescimento humano, foram a vulnerabilidade, a afetividade, a identidade e a competição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-06-02

Como Citar

Costa, L. Ávila da, & Lacerda, T. (2019). Educação Física: possibilidades de uma educação estético-ética. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 33(4), 649-665. https://doi.org/10.11606/1807-5509201900040649

Edição

Seção

Artigos