Experiências avaliativas dos estudantes de Educação Física

a formação de professores nas universidades federais

Autores

  • Matheus Lima Frossard Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil
  • Ronildo Stieg Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil
  • Amarílio Ferreira Neto Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil
  • Wagner dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.11606/1807-5509202000010145

Palavras-chave:

Formação Inicial, Processos Avaliativos, Profissionalidade Docente.

Resumo

Este artigo objetiva analisar o modo como estudantes finalistas dos cursos de licenciatura em Educação Física de sete Universidades Federais brasileiras compreendem os processos avaliativos, tendo em vista sua atuação docente em momentos extracurriculares. Caracteriza-se como uma pesquisa quali-quantitativa, dialogando com 32 alunos. Utiliza, como fontes, questionário, grupo focal e entrevista individual. O cruzamento dos dados entre os questionários e as narrativas dos estudantes demonstrou como, o que e para que esses sujeitos têm avaliado em suas aulas. Assim, eles apresentam uma diversidade de possibilidades de materialização dos diferentes saberes trabalhados nas aulas em um saber-objeto, o que os auxilia na produção de um juízo de valor e tomada de decisão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2020-06-04

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Frossard, M. L., Stieg, R., Ferreira Neto, A., & Santos, W. dos. (2020). Experiências avaliativas dos estudantes de Educação Física: a formação de professores nas universidades federais. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 34(1), 145-163. https://doi.org/10.11606/1807-5509202000010145