Long-term effects of moderate physical exercise during early childhood on insulin sensitivity in rats during adulthood
DOI:
https://doi.org/10.11606/1807-5509202000020227Palavras-chave:
Moderate Exercise, Weaned Rats, Insulin Resistance, Overweight, Obesity, DiabetesResumo
É de grande importância a investigação dos efeitos do exercício para a saúde metabólica quando realizado no início da vida, e quais seriam as respostas durante a fase adulta. O objetivo desse estudo é analisar os efeitos do exercício físico de intensidade moderada durante a infância na adiposidade e sensibilidade à insulina de ratos durante a fase adulta. Vinte ratos Wistar desmamados de 28 dias de vida foram divididos em grupos Controle e Treinado. O grupo Controle permaneceu sedentário, enquanto o grupo Treinado realizou exercício de natação a 80% do limiar anaeróbio (determinado pelo teste de lactato mínimo) por 1hora/dia, 5dias/semana do 28º até o 90º dia de vida. No fim do experimento, a massa corporal, adiposidade, sensibilidade à insulina, glicemia, insulinemia, insulina pancreática, atividade lipogênica do tecido adiposo mesentérico, atividade lipogênica e estoques de glicogênio no músculo gastrocnêmio e captação de glicose pelo músculo sóleo foram analizadas. O grupo Treinado apresentou menor ganho de massa corporal, acúmulo de gordura, síntese de lipídios, glicemia, insulinemia e insulina pancreática. Kitt, HOMA-IR, estoques de glicogênio no gastrocnêmio e captação de glicose pelo sóleo foram maiores nesse grupo. Portanto, concluímos que o exercício físico moderado realizado durante a infância pode contribuir para a redução da adiposidade corporal e resistência à insulina durante a fase adulta em ratos Wistar.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Todo o conteúdo da revista, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC-BY)