A classificação como torcedores e as suas formas de conexão com o esporte, em jogos da seleção brasileira de rugby
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.2022e36172706Palavras-chave:
Comportamento do consumidor, Esportes, Rugby, Consumidor esportivoResumo
Com o objetivo de classificar os Torcedores/Consumidores (TCs) que assistiram aos jogos da seleção brasileira de rugby e identificar qual é o ponto de conexão que liga esses TCs ao esporte, utilizou-se nesta pesquisa, respectivamente, a “Escada de Envolvimento do Torcedor” (EET) e os “conectores” que ligam o torcedor ao esporte. A pesquisa teve abordagem quantitativa, com método Survey, tendo como amostra os 198 torcedores que assistiram a 2 jogos da seleção brasileira de rugby. O questionário utilizado como instrumento desta pesquisa foi construído por meio de uma matriz de amarração entre a EET (fanáticos, conhecedores, agregados, colecionadores, gastadores, curiosos e indiferentes) e os conectores (astro, local, moeda social, família, experiência indireta, incerteza, utopia) que ligam o torcedor ao esporte. Como resultado, verificou-se que a maioria dos TCs foram classificados como “indiferentes” com grande ligação pelo conector “utopia”, alusivo aos valores da modalidade. Foi identificado também, que os respondentes não demonstraram qualquer ligação pelos “astros”, bem como os TCs classificados como “fanáticos”, independentemente dos seus conectores, não representam um número significativo na modalidade. Verificou-se ainda que há muitos torcedores classificados como “conhecedores e gastadores”, compreendidos como potenciais alvos para ações de marketing. Os torcedores que discordaram totalmente da sua ligação com o esporte pelo conector “família”, apresentaram uma linearidade negativa maior, sendo: fanático (39,90%), curioso (44,95%), conhecedor (50%) e colecionador (53,03%). Contudo, considerou-se que mesmo com o desenvolvimento nos últimos anos, o rugby ainda não possui “astros” com potencial para atrair o público aos estádios brasileiros. Assim, espera-se que as organizações esportivas deem maior importância para estratégias de marketing voltadas para melhorar o relacionamento com os seus TCs.
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