Equoterapia como ação extensionista de inclusão social e escolar
DOI:
https://doi.org/10.11606/1807-5509202000034nesp029Palavras-chave:
APAE, Atendimento especializado, Pessoas com deficiênciaResumo
Este artigo tem por objetivo apresentar as ações de um projeto de extensão universirária que traz como foco principal a inclusão social e escolar, em parceria com Ministério Público do Trabalho, Associação de Pais e Amigos do Expecional e Universidade Federal da Paraíba por meio da prática de equoterapia. As ações foram realizadas de 2016 a 2018, por meio de sessões semanais, com duração de 20 a 30 minutos, a 24 pessoas com deficiência, sendo atendidas por especialistas na área de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, educador fisico, pedagoga e equitadores (universitários extensionistas). Houve melhoras quanto à postura corporal, a oralidade, propriopercepção, tónus muscular, aspectos social entre outros. Quanto à formação social dos universitários podemos apontar envolvimento social e responsabilidade no aspecto humano e profissional. Os desafios a serem enfretados é a falta de recursos financeiros para ampliação do projeto e fortalecimento das redes sociais para aceitação da diversidade.
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