Habilidades motoras fundamentais na abordagem desenvolvimentista e nos programas de atividade física visando à saúde

Autores

  • Go Tani Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte. São Paulo, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v35i4p239-250

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Aquisição de habilidades motoras, Convergência, Divergência

Resumo

O presente ensaio tem como objetivo discutir as coincidências, convergências e divergências entre a abordagem desenvolvimentista da Educação Física escolar (AD) e os programas de atividade física visando à saúde (PAFVS) no que se refere a trato com as habilidades motoras fundamentais (HMF). A coincidência está no fato de o desenvolvimento de HMF constituir-se um foco importante de intervenção em ambos. Na AD está atrelado a objetivos educacionais de formação do cidadão; no PAFVS aos objetivos de saúde do indivíduo, particularmente à prevenção de doenças crônico-degenerativas. A convergência está em enfatizar a relevância das HMF para o desenvolvimento ulterior e contínuo de habilidades motoras específicas. Sem uma base motora bem desenvolvida na infância relativamente a HMF, o envolvimento com a prática sistemática de habilidades motoras específicas na adolescência e na idade adulta fica prejudicado. Como consequência, a promoção e a manutenção de saúde ficam dificultadas. A divergência está no fato de o desenvolvimento de HMF se constituir, na AD, um objetivo a ser alcançado, enquanto que no PAFVS ele é um meio para a saúde. Para a AD, a aquisição de habilidades motoras, sejam elas fundamentais ou específicas, não se configura um meio para alcance de outros objetivos, por exemplo, a saúde. Isto não quer dizer que ela esteja dissociada dos objetivos de saúde, visto que, como consequência do processo de aquisição de habilidades motoras, os benefícios apontados e ressaltados pelo PAFVS podem também ser obtidos.

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Publicado

2021-12-31

Edição

Seção

Ensaio

Como Citar

Tani, G. (2021). Habilidades motoras fundamentais na abordagem desenvolvimentista e nos programas de atividade física visando à saúde . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 35(4), 239-250. https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v35i4p239-250