Dispositivos curriculares estaduais para a Educação Física (1996-2016): da elaboração à implementação

Autores

  • Matheus Marin de Freitas Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil. Instituto de Pesquisa em Educação e em Educação Física, Vitória, ES, Brasil.
  • Amarílio Ferreira Neto Instituto de Pesquisa em Educação e em Educação Física, Vitória, ES, Brasil. Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, SP, Brasil.
  • Juliana Martins Cassani Matos Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil. Instituto de Pesquisa em Educação e em Educação Física, Vitória, ES, Brasil.
  • Wagner dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil. Instituto de Pesquisa em Educação e em Educação Física, Vitória, ES, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11606/1807-5509202000040653

Palavras-chave:

Política educacional, Escola, Documento curricular, Rede estadual

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo apresentar as características com as quais os currículos estaduais propostos para a Educação Física foram elaborados e implementados. Com abordagem quali-quantitativa, compreende 68 documentos curriculares vinculados às Secretarias Estaduais de Educação, publicados entre 1996 e 2016. A pesquisa dá visibilidade: à procedência territorial e distribuição anual desses materiais, às etapas da educação básica contempladas nesses documentos, às suas temáticas mais recorrentes, suas terminologias, além de aspectos autorais e dos processos de implementação. As análises indicam: a) aumento desses materiais, sobretudo a partir de 2006; b) produção estimulada por marcos legais e documentos ligados ao Ministério da Educação; c) indícios de que a construção desses materiais está relacionada com demarcações políticas; d) autorias marcadas por redes de relações coletivas, destacando-se o diálogo entre equipes de Secretarias, professores da Rede e/ou professores de ensino superior; e) existência de formações continuadas como estratégia de divulgação dos currículos. Ao fornecermos um quantitativo elevado de fontes dentro de uma periodização considerável (21 anos), levantamos questões sobre as produções curriculares, base para futuras análises. A amplitude de dados também evidencia a potencialidade de pesquisas que assumam os documentos curriculares como objetos de estudos.

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Publicado

2020-12-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Freitas, M. M. de ., Ferreira Neto, A. ., Matos, J. M. C. ., & Santos, W. dos . (2020). Dispositivos curriculares estaduais para a Educação Física (1996-2016): da elaboração à implementação. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 34(4), 653-672. https://doi.org/10.11606/1807-5509202000040653

Dados de financiamento