Grounding e autopossessão em atividades da educação física

Autores

  • Diane Ferraz Lopes Rocha Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil.
  • Pierre Normando Gomes-da-Silva Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil
  • Fernando Cézar Bezerra de Andrade Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil.
  • Ana Raquel Oliveira França Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11606/1807-5509202000040699

Palavras-chave:

Bioenergética, Educação Física Escola, Grounding, Autopossessão

Resumo

Analisou-se a autopossessão inerente ao grounding em aulas de Educação Física Escolar com discentes do 5º ano de escola municipal paraibana. Define-se grounding como fluxo de excitação energética, sentido como vibrações céfalo-caudais descendentes e ascendentes, envolvendo o contato com emoções e sua expressão (autoexpressão), cujo gradual autocontrole denomina-se autopossessão. No grounding, toma-se consciência corporal de si, reconhecendo emoções e as expressando adequadamente (autopossessão). Resulta disto o reconhecimento cognitivo do grounding e de sua autopossessão, chamado conscientização. Com metodologia qualitativa, coletaram-se dados por observações diretas e entrevistas semiestruturadas durante aulas de Educação Física. Aplicou-se análise de conteúdo categorial aos resultados, constatando-se presença de autoexpressão, deficiência em autopossessão e, portanto, na conscientização. Concluiu-se pela importância de conhecer o grounding como conceito e processo empírico a fim de que referenciem o planejamento pedagógico de atividades nas aulas de Educação Física Escolar, a fim de promover e elevar o nível de autopossessão e conscientização do alunado.

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Publicado

2020-12-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Grounding e autopossessão em atividades da educação física . (2020). Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 34(4), 699-709. https://doi.org/10.11606/1807-5509202000040699