As novas diretrizes curriculares sob a ótica dos docentes do Departamento de Educação Física da UNIR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606//issn.1981-4690.2023e37182483

Palavras-chave:

Educação Física, Bacharelado, Licenciatura, Formação profissional

Resumo

O presente estudo procurou investigar o perfil profissional e acadêmico dos docentes do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Rondônia e o relacionou com as suas percepções acerca das novas Diretrizes Curriculares Nacionais - DCNs (2018) de formação profissional em Educação Física. Participaram do estudo 10 dos 12 docentes do quadro efetivo, que responderam a um questionário online elaborado pelos pesquisadores responsáveis, contendo oito perguntas fechadas e 12 abertas, divididas em 3 partes: 1) perfil profissional; 2) perfil acadêmico; e 3) percepção do docente referente às novas DCNs. Os resultados mostraram que existe uma heterogeneidade relativamente ao entendimento e aceitação das diferenças entre os dois cursos - bacharelado e licenciatura. Em linhas gerais, três grupos característicos emergiram da análise das respostas ao questionário: o primeiro, composto por docentes que entendem a diferença entre os cursos, aceitam-na e aprovam as deliberações das novas DCNs; o segundo, formado de docentes que têm dificuldades em distinguir e aceitar a formação dividida em dois cursos e não aprovam as deliberações das novas DCNs; o terceiro, constituído de docentes que não demonstram interesse no assunto e assim desconhecem as deliberações das novas DCNs. Os resultados permitem concluir que a formação acadêmica generalista na graduação (licenciatura plena) e não relacionada com a Educação Física na pós-graduação (doutorado) contribuíram para a desaprovação e o desinteresse em relação às novas DCNs, sem a devida análise e compreensão do seu conteúdo. As perspectivas para o atendimento às novas deliberações não são nada otimistas.

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Publicado

2023-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Godoi Filho, J. R. de M., Hecktheuer, F. R., & Tani, G. (2023). As novas diretrizes curriculares sob a ótica dos docentes do Departamento de Educação Física da UNIR. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 37, e37182483. https://doi.org/10.11606//issn.1981-4690.2023e37182483