Motivações na prática de exercício físico e os estágios de mudança dos estudantes no ensino superior

Autores

  • Fernando Marques Fernandes de Lemos Universidade do Porto. Faculdade de Desporto, Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto, Porto, Portugal.
  • Nuno Corte-Real Universidade do Porto. Faculdade de Desporto, Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto, Porto, Portugal.
  • Cláudia Dias Universidade do Porto. Faculdade de Desporto, Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto, Porto, Portugal.
  • António Manuel Fonseca Universidade do Porto. Faculdade de Desporto, Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto, Porto, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v35i1p55-65

Palavras-chave:

Autodeterminação, Frequência do Exercício, Comportamentos saudáveis, Estudantes de Enfermagem

Resumo

Este estudo procurou analisar as relações existentes entre as regulações motivacionais, os estágios de mudança e a frequência da prática de exercício dos estudantes de enfermagem, em ambos os sexos. Foi realizado um estudo transversal, descritivo e exploratório com 535 estudantes. Os resultados indicaram que: (a) 55.3% dos estudantes não tinham uma prática de exercício de forma consistente e continuada; (b) 27.6% mantinham um envolvimento regular nesta prática há mais de seis meses; (c) o sexo masculino, com tempo de prática superior há seis meses, apresentava valores mais elevados que o sexo feminino na sua motivação intrínseca; (d) o sexo feminino apresentava uma frequência de prática de exercício, frequente e muito frequente, menor que o sexo masculino. Os estudantes parecem relegar a prática do exercício físico para um segundo plano, tornando este assunto merecedor de uma atenção especial, inclusivamente pelas próprias instituições de ensino.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Ekelund U, Ward HA, Norat T, et al. Physical activity and all-cause mortality across levels of overall and abdominal adiposity in European men and women: the European Prospective Investigation into Cancer and Nutrition Study (EPIC). Am J Clin Nutr. 2015;101:613-621.

Craig L, Lambert E. The pandemic of physical inactivity: global action for public health. Lancet. 2012;380:294-305.

Ann-Stark M, Manning-Walsh J, Vliem S. Caring for self while learning to care for others: a challenge for nursing students. J Nurs Educ. 2005;44:266-280.

Díez S, Pérez-Fortis A. Socio-demographic predictors of health behaviors in Mexican college students. Health Promot Inter. 2010;25:85-93.

Ryan R, Deci E. On happiness and human potentials: A review of research on hedonic and eudaimonic well-being. Ann Rev Psychol. 2001;52:141-166.

Markland D, Tobin V. Need support and behavioural regulation for exercise among exercise referral scheme clients. The mediating role of psychological need satisfaction. Psychol Sport Exercise. 2010;11:91-99.

Corte-Real N, Dias C, Corredeira R, Barreiros A, Bastos T, Fonseca AM. Prática desportiva de estudantes universitários: o caso da Universidade do Porto. Rev Port Cien Desp. 2008;8:219-228.

Lehmann F, von Lindeman K, Klewer J, Kugler J. BMI, physical inactivity, cigarette and alcohol consumption in female nursing students: a 5-year comparison. BMC Med Educ. 2014;14:1-6

Pires CG, Mussi FC, Cerqueira BB, Pitanga FJ, Silva DO. Physical activity practice among undergraduate students in nursing. Acta Paul Enferm. 2013;26:436-443.

Prochaska J, Norcross J, Diclemente C. Applying the stages change. In: Gerald P, Norcross J, Greene B, editors. Psychologists Desk Reference. Oxford: Oxford University Press; 2013. p. 310-315.

Deci E, Richard R. Intrinsic motivation and self-determination in human behavior. New York: Springer Science and Business Media; 1985.

Fernandez H, Vasconcelos-Raposo J. Validación e aplicación de modelos teóricos motivacionales en el contexto de la educación física. Cuad Psicol Dep, 2004;4:67-89.

Plotnikoff RC, Costigan SA, Karunamuni N, Lubans DR. Social cognitive theories used to explain physical activity behavior in adolescents: A systematic review and meta-analysis. Prev Med. 2013;56:245-253.

Silva M, Barata T, Teixeira P. Exercício físico na diabetes: missão impossível ou uma questão de motivação? Rev Port Card. 2013;32:35-43.

Teixeira P, Silva M, Matta J, Palmeira A, Markland D. Motivation, self-determination and long-term weight control. Int J Behav Nutr Phy. 2012;9:1-13.

Mendes MJ, Corte-Real N, Dias C, Fonseca AM. Excesso de peso e obesidade na escola: conhecer para intervir. Rev Port Cien Desp. 2014;14:77-92.

Marcus BH, Selby VC, Niaura RS, Rossi JS. Self-effi cacy and the stages of exercise behavior change. Res Q Exerc Sport. 1992;63:60-66.

Palmeira A, Teixeira P, Silva M, Markland D. Confirmatory factor analysis of the behavioural regulation in Exercise Questionnaire - Portuguese Version. European Congress of Sport Psychology; 2007 Sep 4-9; Halkidiki, Greece. Halkidiki: FESPAC: 2007. p. 87. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/256090468_Confirmatory_

Factor_Analysis_of_the_Behavioural_Regulation_in_Exercise_Questionnaire_-_Portuguese_Version

Markland D, Tobin V. A modifi cation to the behavioural regulation in exercise questionnaire to include an assessment of amotivation. J Sport Exerc Psy. 2004;26:191-196.

Riebe D, Franklin BA, Thompson PD, et al. Updating ACSM Recommendations for exercise preparticipation health screening. Med Sci Sports Exerc. 2015;47:2473-2479.

Daley D, Duda J. Self-determination, stage of readiness to change for exercise, and frequency of physical activity in young people. Eur J Sport Sci. 2006;6:231-243.

Field, A. Discovering statistics using IBM SPSS statistics. London: Sage Publications Ltd; 2013.

Haase A, Steptoe A, Sallis JF, Wardle J. Leisure-time physical activity in university students from 23 countries: associations with health beliefs, risk awareness, and national economic development. Prev Med. 2004;39:182-190.

Rouse P, Ntoumanis N, Duda J. Effects of motivation and depletion the ability to resist the temptation to avoid physical activity. Int J Sport Exercise Psychol. 2013;11:39-56.

Standage M, Gillison F, Ntoumanis N, Treasure D. Predicting students’ physical activity and health-related well-being: a prospective cross-domain investigation of motivation across school physical education and exercise settings. J Sport Exercise Psychol. 2012;34:37-60.

Matsumoto H, Takenaka K. Motivational profi les and stages of exercise behavior change. Int J Sport Health Sci. 2004;2:89-96.

Buckwort J, Lee R, Regan G, Schneider L, Diclemente C. Decomposing intrinsic and extrinsic motivation for exercise: application to stages of motivational readiness. Psychol Sport Exercise. 2007;8:441-461.

Deci E, Ryan R. Th e” what” and” why” of goal pursuits: human needs and the self-determination of behavior. Psychol Inq. 2001;11:227-268.

Deci E, Ryan R. Self-determination theory: a macrotheory of human motivation, development, and health. Can Psychol. 2008;49:182-184.

Downloads

Publicado

2021-04-16

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Lemos, F. M. F. de ., Corte-Real, N. ., Dias, C. ., & Fonseca, A. M. . (2021). Motivações na prática de exercício físico e os estágios de mudança dos estudantes no ensino superior. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 35(1), 55-65. https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v35i1p55-65