A Educação Física na era Covid-19: as aulas remotas na graduação durante a pandemia

Autores

  • Eduarda Eugenia Dias de Jesus Universidade Região de Joinville, Joinville, SC, Brasil.
  • Tatiane Cristine Sierpinski Universidade Região de Joinville, Joinville, SC, Brasil.
  • Ricardo Clemente Rosa Universidade Região de Joinville, Joinville, SC, Brasil.
  • Victor Hugo Antonio Joaquim Universidade Região de Joinville, Joinville, SC, Brasil.
  • Pedro Jorge Cortes Morales Universidade Região de Joinville, Joinville, SC, Brasil.
  • Patricia Esther Fendrich Magri Universidade Região de Joinville, Joinville, SC, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v35i3p67-75

Palavras-chave:

Pandemia, Atividades Remotas, Educação Física, Graduação

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo analisar o impacto das atividades remotas nos cursos de Educação Física da Universidade da Região de Joinville/SC - Univille, durante o período pandêmico. O método adotado para investigação foi o descritivo e transversal. Participaram do estudo 110 estudantes, todos dos cursos de graduação em Educação Física da Univille. Como instrumento de pesquisa foi utilizado um questionário, organizado na plataforma Google Forms®, composto de 12 questões afrmativas, no modelo Escala Likert para mensuração das respostas. As perguntas foram organizadas em três categorias: Aprendizado, Caminho Profssional e Reconhecimento Intrínseco. Os dados depois de coletados foram organizados em uma planilha do programa SPSS® 16.0. Após a determinação da normalidade da distribuição dos dados, por meio do teste de Kolmogorov-Smirnov, foi aplicado o teste de correlação de Pearson e os valores de p<0,05 foram considerados signifcativos. Ao efetuarmos a análise estatística em cada categoria, os resultados revelaram cinco associações lineares signifcativas moderadas. Uma no domínio Aprendizado (p-valor<0,002), duas no Caminho Profssional (p-valor<0,0003 e p-valor<0,003), e duas no Reconhecimento Intrínseco (p-valor<0,005 e p-valor<0,002). Para a análise entre categorias foram encontradas sete correlações moderadas. Duas no componente “Aprendizado e Caminho Profssional” (p-valor<0,004 e p-valor<0,002), três no “Aprendizado e Reconhecimento Intrínseco” (p-valor<0,005, p-valor<0,004 e p-valor<0,001), e duas na “Caminho Profssional e Reconhecimento Intrínseco” com o mesmo valor (p-valor<0,003). Diante das evidências encontradas, foi possível constatar por intermédio do predomínio de associações lineares signifcativas, que as atividades remotas difcultaram o processo ensino-aprendizagem para os acadêmicos
dos cursos de Educação Física, durante a pandemia.

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Publicado

2021-12-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Jesus, E. E. D. de ., Sierpinski, T. C. ., Rosa, R. C. ., Joaquim, V. H. A. ., Morales, P. J. C. ., & Magri , P. E. F. . (2021). A Educação Física na era Covid-19: as aulas remotas na graduação durante a pandemia. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 35(3), 67-75. https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v35i3p67-75