A prática escolar da Educação Física: a capacidade motora a partir da psicologia histórico-cultural

Autores

  • Carlos Henrique Ferreira Magalhães Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil.
  • Marco Antonio Lima Rizzo Instituto Federal do Paraná, Campus Ivaiporã, Ivaiporã, PR, Brasil.
  • Waldemar Marques Júnior Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.2023e37186206

Palavras-chave:

Epistemologia da Educação Física, Desenvolvimento motriz, Teoria histórico-cultural, Desenvolvimento integral

Resumo

A história da Educação Física parece ter uma multiplicidade de caminhos e concepções, dividindo-se, epistemologicamente, a área em concepções críticas ou tradicionalistas. Propõe-se, neste artigo, como o objeto de estudo da Educação Física a Capacidade Motora, atribuindo a área, como função específica, fomentar essa potencialidade no desenvolvimento humano. Entende-se que o desenvolvimento motriz humano é uma alternativa na prática escolar e visa superar o trato pedagógico sem cindir corpo e mente, questionando a fragmentação do ser social estranhado no tempo presente. Assim, buscou-se propor um conceito norteador diferenciado dos contemporâneos para Educação Física. Na fundamentação da proposta utilizou-se a Teoria Histórico-Cultural, articulando a categorias filosóficas lukasciana e aos pressupostos filosóficos marxiano, perspectivando a totalidade, a realidade social ou a prática em que a Educação Física atua.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Manacorda MA. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez; 2002.

Aristóteles. Ética a Nicômaco. Brasília: Editora Universidade de Brasília; 2001.

Marx K, Engels F. A ideologia alemã. Rio de Janeiro: Civilização brasileira; 2007.

Marx K. O capital: crítica da economia-política. Rio de Janeiro: Civilização brasileira; 2004.

Soares CL. Educação Física: raízes europeias e Brasil. São Paulo: Autores Associados; 2012.

Vigotsky LS. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes; 2001.

Leontiev A. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Centauro; 2004.

Leontiev A. O homem e a cultura. Lisboa: Horizonte; 1978.

Elkonin DB. Psicologia do jogo. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes; 2009.

Lukács G. Prolengômenos para uma ontologia do ser social. São Paulo: Boitempo; 2010.

Lukács G. Estética. Barcelona; 1965.

Lukács G. Para uma Ontologia do Ser Social. 2 ed. São Paulo: Boitempo; 2013.

Tonet I. Método Científico: uma abordagem ontológica. São Paulo: Instituto Lukács; 2013.

Chasin J. Marx: estatuto ontológico e resolução metodológica. São Paulo: Boitempo; 2009.

Lessa S. O mundo dos homens. São Paulo: Boitempo; 2002.

Saviani D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11 ed. Campinas: Autores Associados; 2003.

Vygotsky LS. O significado histórico da crise na psicologia. In: Teoria e método em Psicologia. São Paulo: Martins Fontes; 1999.

Gallahue DL. Compreendendo o desenvolvimento motor: bêbes, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte; 2005.

Magill R. Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. São Paulo: Edgard Bluch; 1984.

Vigotski LS. A brincadeira e o seu papel no desenvolvimento psíquico da criança. Rev Virtual Gestão Iniciativas Sociais. 2008.

Mészáros I. Educação para além do capital. São Paulo: Boitempo; 2006.

Vigotski LS. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes; 2001.

Júnior JRS, Ferretti CJ. O institucional e a cultura da escola. São Paulo: Xamã; 2004.

Lessa S. O reflexo como “não-ser” na ontologia de Lukács: uma polêmica de décadas. Crítica Marxista. 1997;1(4):89-112.

Vigotski LS. Psicologia pedagógica. Porto Alegre: ARTMED; 2003.

Vigotski LS. Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes; 2001.

Facci MGD, Mascagna GC. A atividade principal na adolescência: uma análise pautada na psicologia histórico-cultural. In: Leal ZFRG, Facci MGD, Souza MPR. Adolescência em foco: contribuições para a Psicologia e para a Educação. Maringá: Eduem; 2014. p. 45-70.

Tani G, Manoel EJ, Kokubun E, Proença JE. Educação Física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU/EDUSP; 1988.

Gonçalves MAS. Sentir, pensar e agir: corporeidade e educação Campinas: Papirus; 1994.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Magalhães, C. H. F., Rizzo, M. A. L., & Marques Júnior, W. (2023). A prática escolar da Educação Física: a capacidade motora a partir da psicologia histórico-cultural. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 37, e37186206. https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.2023e37186206