Formação docente e sistematização de conteúdos sobre as práticas corporais de aventura: uma pauta urgente

Autores

  • Vanessa Alixandre Ferreira Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, PE, Brasil.
  • Mariana Araujo Santana Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, PE, Brasil.
  • Walter Roberto Correia Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte, São Paulo, SP, Brasil.
  • Diego Luz Moura Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, PE, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.2023e37187669

Palavras-chave:

Educação Física, Escola, Práticas Corporais de Aventura

Resumo

As Práticas Corporais de Aventura foram inseridas, pela BNCC, como conteúdo obrigatório para a educação básica. Todavia, existem pouca literatura que tematizam este conteúdo com foco no ensino. Desta forma, nosso objetivo é analisar a produção acadêmica sobre o ensino das práticas corporais de aventura na escola. Realizamos uma revisão sistemática da produção nacional da última década nas principais revistas da área. Ao final, apontamos que a sistematização deste conteúdo para a escola e a formação docente são as principais demandas anunciadas pela produção.

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Publicado

2023-08-11

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Ferreira, V. A. ., Santana, M. A., Correia, W. R., & Moura, D. L. (2023). Formação docente e sistematização de conteúdos sobre as práticas corporais de aventura: uma pauta urgente. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 37, e37187669. https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.2023e37187669