Inclusão reversa e voleibol sentado: direitos humanos em jogo

Autores

  • Maria Denise Dourado da Silva Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.
  • Layana Costa Ribeiro Cardoso Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, Brasil.
  • Dulce Maria Filgueira de Almeida Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v35inespp1-6

Palavras-chave:

Corpo com deficiência, Formação de professores, Estratégia pedagógica, Educação física inclusiva

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar a Inclusão Reversa e os sentidos de corpo com deficiência como possível estratégia pedagógica para o ensino no contexto de aulas de Educação Física. Os termos “Inclusão Reversa” e “corpo com deficiência” foram identificados por meio de pesquisa bibliográfica, realizada em livros e artigos científicos no período compreendido de 2000 a 2020. Complementarmente, foram consultadas as legislações a respeito. Verificou-se que, além de possuirmos legislação adequada ao tema, há um avanço, em termos da literatura científica, para a adoção de termos como corpo com deficiência e Inclusão Reversa, como estratégia pedagógica. O desafio contingente à Educação Física se refere ao projeto de formação de professores comprometido com uma preparação pedagógico-didática que assegure domínio de conhecimentos necessários à compreensão da realidade social, tendo em vista que as necessidades, os interesses e as condições não são iguais para todos.

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

Silva, M. D. D. da ., Cardoso, L. C. R. ., & Almeida, D. M. F. de . (2021). Inclusão reversa e voleibol sentado: direitos humanos em jogo. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 35(Especial), 1-6. https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v35inespp1-6