Inclusão reversa e voleibol sentado: direitos humanos em jogo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v35inespp1-6Palavras-chave:
Corpo com deficiência, Formação de professores, Estratégia pedagógica, Educação física inclusivaResumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar a Inclusão Reversa e os sentidos de corpo com deficiência como possível estratégia pedagógica para o ensino no contexto de aulas de Educação Física. Os termos “Inclusão Reversa” e “corpo com deficiência” foram identificados por meio de pesquisa bibliográfica, realizada em livros e artigos científicos no período compreendido de 2000 a 2020. Complementarmente, foram consultadas as legislações a respeito. Verificou-se que, além de possuirmos legislação adequada ao tema, há um avanço, em termos da literatura científica, para a adoção de termos como corpo com deficiência e Inclusão Reversa, como estratégia pedagógica. O desafio contingente à Educação Física se refere ao projeto de formação de professores comprometido com uma preparação pedagógico-didática que assegure domínio de conhecimentos necessários à compreensão da realidade social, tendo em vista que as necessidades, os interesses e as condições não são iguais para todos.
Downloads
Referências
Organização Mundial da Saúde. Relatório mundial sobre a deficiência [Internet]. 2011. 360 p. Disponível em: http://whqlibdoc.who.int/publications/2011/9788564047020_por.pdf?ua=1
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Características gerais da população, religião e pessoas com deficiência. Censo demográfico 2010 [Internet]. 2010;1-215. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/94/cd_2010_religiao_deficiencia.pdf
Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF. J Comput. 1988;1903-12.
Chicon JF. Inclusão e Exclusão no Contexto da Educação Física Escolar. Mov. 2008;14(1):13-38.
Le Breton D. A Sociologia do corpo. 6th ed. Petrópolis: Vozes; 2012.
Mauss M. Sociologia & antropologia. Cosac Naify. 2017;7(1).
Brasil. Lei 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão das Pessoas com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União 2015; 7 jul.
Schoger KD. Reverse inclusion: providing peer social interaction opportunities to students placed in self-contained special education classrooms. Teach Except Child Plus [Internet]. 2006;2(6):11. Disponível em: http://ezproxy.library.yorku.ca/login?url=http://search.proquest.com/docview/1023530526?accountid=15182.
Diniz D, Barbosa L, Santos WR dos. Deficiência, direitos humanos e justiça. Sur Rev Int Direitos Humanos. 2009;6(11):64-77.
Mello AG, Nuernberg AH. Gênero e deficiência: Interseções e perspectivas. Rev Estud Fem. 2012;20(3):635-55.
Baker LK. Implications of a reverse inclusion program for students with moderate to severe disabilities. Capstones Theses Pap 503 [Internet]. 2015; Disponível em: http://digitalcommons.csumb.edu/caps_thes Recommended.
Yamaguti Y. Inclusão reversa: saiba como é e entenda os benefícios de pessoas com e sem deficiência [Internet]. 2013. Disponível em: https://apnendenovaodessa.blogspot.com/2013/03/inclusao-reversa-saiba-como-e-e-entenda.html.
Sassaki RK. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio Janeiro. 2006;7.
Goffman E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. TLC. 2012.
Ribas JBC. O que são pessoas deficientes. Brasiliense. 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Todo o conteúdo da revista, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC-BY)