Violências de gênero, sexualidade e educação física escolar: como essa questão social vem sendo tratada no contexto escolar

Autores

  • Marcela Albertini Balbino Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências, Rio Claro, SP, Brasil.
  • Priscila Carla Cardoso Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências, Rio Claro, SP, Brasil.
  • Débora Cristina Fonseca Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências, Rio Claro, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v35inespp63-7

Palavras-chave:

Educação, Direitos humanos, Heteronormatividade, Práticas educativas

Resumo

Em busca de tornar a sociedade mais democrática, tem sido cada vez mais recorrente as discussões que giram em torno da violência escolar, principalmente sobre as desigualdades que afetam determinados grupos. Neste trabalho em específico, o objetivo é de entender, a partir de uma amostra de periódicos, como as aulas de Educação Física Escolar (EFE) tem contribuído para o tratamento das violências de gênero e sexualidade dentro da realidade escolar. Os procedimentos metodológicos utilizados foram baseados em uma pesquisa bibliográfica, sob perspectiva qualitativa. A coleta de dados consistiu no levantamento da produção bibliográfica que versavam sobre violências de gênero e sexualidade em aulas de EFE dos últimos dez anos, extraídos da Base de dados Scielo. Os dados foram organizados através da análise de conteúdo e divididos em 5 categorias, buscando conhecer o que está contido por trás das palavras do objeto de estudo. Os resultados encontrados foram de 24 artigos, em que 23 deles pertencem a categoria inicial denominada Representações sociais do corpo, sendo 7 os que se enquadram apenas nesta categoria. Desta, emergem outras categorias como: Formação de Professores com 5 artigos; Conteúdos da EFE com 8; Prática Educativa com 2 e Violência Escolar com 2. Estes, indicam que aulas de EFE são tidas como importante instrumento para a maximização das diferenças entre os escolares através de seus conteúdos. Pautados em uma visão biológica de corpo, não consideram que ele é resultado das transformações sociais, culturais e históricas de nossa sociedade. Portanto, é preciso que a EFE repense seu trabalho educativo em busca de assegurar os direitos humanos de todos os escolares que adentram as escolas, principalmente os que não atendem a heteronormatividade.

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

Balbino, M. A. ., Cardoso, P. C. ., & Fonseca, D. C. . (2021). Violências de gênero, sexualidade e educação física escolar: como essa questão social vem sendo tratada no contexto escolar. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 35(Especial), 63-70. https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v35inespp63-7