Intersecção entre educação física e a filosofia: ensaio para o ensino do esporte e igualdade de gênero no ensino médio

Autores

  • Mateus Henrique Servilha de Lucca Governo do Estado de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.
  • Roberson Augusto Marcomini Governo do Estado de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v35inespp77-81

Palavras-chave:

Interdisciplinar, Escolar, Prática, Social, Pedagógica

Resumo

O processo de ensino e aprendizagem dos esportes na Educação Física escolar tem ocupado grande espaço nas práticas pedagógicas dos docentes nos diversos níveis de ensino. Existe a preocupação pedagógica na quebra de paradigmas do ensino reducionista do esporte, exacerbando a necessidade de priorizar não apenas aspectos técnico-táticos, mas também socioeducativos e histórico-cultural. Uma vivência e apresentação esportiva que não contemple esses referenciais, corre riscos de desmotivar o processo de aprendizagem dos esportes. Sendo assim, a filosofia abre caminhos para a reflexão democrática no esporte e a igualdade de direitos. Pensando em diálogos interdisciplinares e tendo como base estrutural a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as tendências emergentes da Pedagogia do Esporte, espera-se apresentar e discutir possibilidades pedagógicas interdisciplinares dentro da escola, da Educação Física escolar e Filosofia, consolidando perspectivas que desenvolvam o fenômeno em sua totalidade e de forma  democrática. Para isso, organizou-se uma unidade didática em quatro encontros entre as aulas de Filosofia e Educação Física, para identificar, dialogar e discutir a importância da igualdade de gênero no esporte. Em suma, espera-se apresentar possibilidades pedagógicas para abordar o tema dentro do ambiente escolar, e a partir de, motivar novas intervenções que sejam capazes de mobilizar não apenas o conhecimento para as aulas, mas também para além dos muros da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Galatti LR, Bettega OB, Paes RR, Reverdito RS, Seoane AM, Scaglia AJ. O ensino dos jogos esportivos coletivos: avanços metodológicos dos aspectos estratégico-tático-técnicos. Pensar Prát.2017;20(3).

Darido SC. Diferentes concepções sobre o papel da Educação Física na escola. Universidade Estadual Paulista. Pró-Reitoria de Graduação. Caderno de formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, v. 16, p. 51-75, 2012.

Impolcetto FM, Darido SC. Sistematização dos conteúdos do voleibol: possibilidades para Educação Física escolar. Rev Bras Ciênc Mov. 2011;19(2):90-100.

Bauman Z. Vida líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

Galatti LR, Paes RR. Fundamentos da pedagogia do esporte no cenário escolar. Mov Percep. 2006;6(9).

Neira MG, Júnior MS. A educação física na BNCC: procedimentos, concepções e efeitos. Rev Motriv. 2016;28(48):188-206.

Brasil, Ministério da Educação.Base Nacional Comum Curricular (BNCC), 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 21 maio 2020.

Machado GV, Galatti LR, Paes RR. Pedagogia do esporte: pressupostos para a organização de conteúdos esportivos na escola de tempo integral. In: Nascimento JV, Souza ER, Ramos V, Rocha JCS, organizadores. Educação física e esportes: convergindo para novos caminhos. Coleção temas em movimento, Florianópolis: Editora UDESC, 2015.

Borges RM, Gaya ACA, González FJ, Galatti LR. Possibilidades de realização do diagnóstico no ensino dos esportes: uma pesquisa ação com professores de educação física. Motrivivência. 2017;29(50):104-122,

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

Lucca, M. H. S. de ., & Marcomini, R. A. . (2021). Intersecção entre educação física e a filosofia: ensaio para o ensino do esporte e igualdade de gênero no ensino médio. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 35(Especial), 77-81. https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v35inespp77-81