A inserção dos conhecimentos indígenas na escola: possibilidades por meio de um blog

Autores

  • Fabrício Gurkewicz Ferreira Instituto Federal de Rondônia, Ji-Paraná, RO, Brasil.
  • Lediane Fani Felzke Instituto Federal de Rondônia, Ji-Paraná, RO, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v35inespp107-114

Palavras-chave:

Plataforma digital, Saberes indígenas, Corporalidades, Educação Física

Resumo

Este artigo tem por objetivo verificar a percepção de um grupo de professores de Educação Física sobre a viabilidade de um blog como uma ferramenta auxiliar para a inserção de conhecimentos indígenas, em especial as suas corporalidades, no espaço escolar, sobretudo na Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa é de natureza qualitativa, sendo que foi utilizado um questionário como instrumento para a produção dos dados. Como principais resultados, constatamos que o blog é um recurso válido para que os professores consigam desenvolver propostas pedagógicas acerca dos conhecimentos indígenas, além de ter boa acessibilidade e funcionalidade. Portanto, acreditamos que o blog pode trazer subsídios para a estruturação de ações no âmbito escolar facilitando o acesso a conteúdos sobre diversidade e alteridade que, por sua vez, resultarão em benefícios na diminuição dos preconceitos em relação aos povos indígenas e suas culturas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Bianchi P, Pires GL, Vanzin T. As Tecnologias de informação e comunicação na rede municipal de Florianópolis: possibilidades para a Educação (Física). Linhas (Udesc). 2008; 9:56-75.

Moran J. Integrar as tecnologias de forma inovadora. In: Moran J, organizador. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus; 2013. p. 36-46.

Boeira AF. Blogs na Educação: Blogando algumas possibilidades pedagógicas. In: VIII Mostra de Iniciação Científica, Pós-Graduação e Pesquisa. 2008. Rev Tec Edu. 2009; 1: 1-11.

Araújo MMU. Potencialidades do uso do blog em educação [dissertação]. Natal (RN): Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2009.

Carvalho AA, Moura A, Pereira L, Cruz S. Blogue: uma ferramenta com potencialidades pedagógicas em diferentes níveis de ensino. In: Actas do VII colóquio sobre questões curriculares - III Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares [Internet]. 2006. p. 635-52. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/5915/1/3018.pdf.

Minayo MCS. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: Minayo MCS, Deslandes SF, Cruz Neto O, Gomes R, organizadores. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes; 1999. p. 9-30.

Alves DCL. A percepção dos professores sobre o uso das mídias e tecnologias na prática docente e suas contribuições no Ifsuldeminas [tese]. Rio Claro (SP): Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, 2019.

Martins GS S LA. Educação e Tecnologias: um olhar sobre a utilização das TICs no IFMA, Campus Codó [Monografia]. Codó (MA): Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, 2017.

Santos DC. Tecnologias da informação e comunicação na prática pedagógica docente [dissertação]. Lajeado (RS): Centro Universitário Univates, 2016.

Costa MC, Souza MAS. O uso das TICs no processo ensino e aprendizagem na escola alternativa - Lago dos Cisnes. Rev Valore. 2017; 2:220-35.

Ferreira MGMA. Novas tecnologias na sala de aula [monografia]. Sousa (PB): Universidade Estadual da Paraíba, 2014.

Corrêa DA. Brincadeiras indígenas Kalapalo: a abordagem da diversidade etno-cultural na educação física escolar. Lect Educ Física Deport (Buenos Aires). 2009; 1:1-6.

Domingos Junior MF, Silva GH, Sales JS, Carlos CUB, Silva LAN. Corpo, cultura de movimento e Jogos Indígenas nas aulas de Educação Física. Cad Form Rev Bras Ciênc Esporte. 2017; 8:21-32.

Kempe GC. Praticas corporais indígenas inseridas à Educação Física Escolar não indígena [dissertação]. Porto Alegre (RS): Centro Universitário Metodista, Programa de Pós-Graduação em Reabilitação e Inclusão, 2015.

Tenório JG, Lopes da Silva C. Experiência pedagógica com jogos indígenas em aulas de educação física de uma escola pública do estado de Mato Grosso. Rev Estud Pesq Educ. 2014; 16:279-86.

Tenório JG, Lopes da Silva C. As práticas corporais indígenas como conteúdo da educação física escolar. Teor Prát Educ. 2014;17:81-91.

Nassi-Calò L. Blogs como forma de comunicação científica na era das redes sociais [internet]. 2018 [acesso em 2020 dez 09]. Disponível em: https://blog.scielo.org/blog/2018/03/07/blogs-como-forma-de-comunicacao-cientifi ca-na-era-das-redessociais/#.X9DjwthKg2w.

Barbosa CAP, Serrano CA. O blog como ferramenta para construção do conhecimento e aprendizagem colaborativa. In: XII Congresso Internacional de Educação a Distância; 18 set-22 2005; Florianópolis, BR. Florianópolis: UFSC. p. 1-14.

Diniz IKS. Blog educacional para o ensino das danças folclóricas a partir do currículo de educação física do estado de São Paulo [dissertação]. Rio Claro (SP): Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, 2014.

Silva LMF. O ensino da capoeira na educação física escolar: blog como apoio pedagógico [dissertação]. Rio Claro (SP): Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, 2012.

Ferreira G, Pimentel GGA. Educação Física intercultural: diálogos com os jogos e brincadeiras Guarani. Horizontes Rev Educ. 2013; 1:79-93.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

Ferreira, F. G. ., & Felzke, L. F. . (2021). A inserção dos conhecimentos indígenas na escola: possibilidades por meio de um blog. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 35(Especial), 107-114. https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v35inespp107-114