Dança como possibilidade de educação para Direitos Humanos: entendendo, discutindo e encenando o Holocausto

Autores

  • Vanessa Helena Santana Dalla Déa Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, GO, Brasil.
  • Marlini Dorneles de Lima Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, GO, Brasil.
  • José Henrique Amoedo Barral Grupo Dançando com a Diferença, Funchal, Portugal.
  • Julia Mariano Ferreira Universidade Estadual de Goiás, Goiânia, Goiás, GO, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v35i3p89-97

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Dança, Diversidade, Educação

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar a dança como possibilidade de educação para direitos humanos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa por meio de estudo observacional transversal descritivo por meio da análise documental de vídeos. O estudo tem como objeto a descrição do processo de educação, preparação, sensibilização e efetivação do Espetáculo Endless em Goiânia-Goiás. Por meio dos resultados foi possível verifcar a potência da extensão universitária e da dança como forma de educação para direitos humanos. Foram analisados relatos de bailarinos, coreógrafo e coordenadora do projeto, além de imagens do ensaio e do espetáculo. Foi possível verifcar, pelos relatos, que a dança inclusiva/decolonial e a acessibilidade cultural, promoveu mudanças de paradigmas e consciência dos horrores do Holocauto e dos Direitos Humanos. As imagens dos ensaios e espetáculo também proporcionaram verifcar a potência da dança para sensibilização e consciência da necessidade de Direitos Humanos. Concluímos que a experiência com o Endless permitiu que os envolvidos participassem de forma singular, múltipla, com suas efciências e defciência. O espetáculo lançou um olhar para o respeito pela diferença e diversidade comprovando a potência da dança como Educação para Direitos Humanos.

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Publicado

2021-12-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Dalla Déa, V. H. S. ., Lima, M. D. de ., Barral, J. H. A. ., & Ferreira, J. M. . (2021). Dança como possibilidade de educação para Direitos Humanos: entendendo, discutindo e encenando o Holocausto. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 35(3), 89-97. https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v35i3p89-97