A (in)visibilidade dos Direitos Humanos nos cursos de licenciatura em Educação Física de universidades federais brasileiras

Autores

  • Lana Lisiêr de Lima Palmeira Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil.
  • Carla Priscilla Barbosa Santos Cordeiro Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil.
  • Antonio Gottschlisch do Prado Escola Superior de Educação Física de Jundiaí, Jundiaí, SP, Brasil.
  • Edna Cristina do Prado Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v35i3p99-112

Palavras-chave:

Educação em direitos humanos, Universidades federais, Educação Física

Resumo

O presente artigo tem com objeto de investigação a formação de licenciados em Educação Física e visa compreender se os elementos que dão corpo à Educação em Direitos Humanos estão inseridos na referida formação e, em estando, se essa presença se dá de forma satisfatória no sentido de não apenas formar pessoas aptas tão somente a saberes e competências técnicas, mas se busca forjá-las em sua integralidade, tornando-as sujeitos de direitos na acepção mais ampla do vocábulo. A partir de uma abordagem qualitativa à luz da Análise de Conteúdo, discute conceitos fundantes da Educação em Direitos Humanos e do preconizado nas Diretrizes Curriculares Nacionais que regulam os cursos de Educação Física para empreender a análise dos projetos político-pedagógicos e dos currículos dos cursos de licenciatura em Educação Física, mais antigos, ofertados nas universidades federais brasileiras. Os resultados revelam a subalternização dos elementos humanísticos em comparação aos conteúdos técnicos e a conclusão do estudo reforça a necessidade de mais pesquisas acerca da temática em tela e a convicção de que, de alguma forma, a reflexão apresentada pode contribuir para as searas que retroalimentam o humanismo na ambivalência universitária.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Bardin L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

Brasil. Sistema e-Mec. Disponível em: https://emec.mec.gov.br. Acesso em: 2 ago 2021.

Brasil. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Secretária Especial dos Direitos Humanos. Presidência da República. Ministério da Educação. Ministério da Justiça. Unesco, 2007.

Brasil. Plano Nacional de Educação, Lei nº 13.005/2014.

Assembleia Geral da ONU. (1948). "Declaração Universal dos Direitos Humanos" (217 [III] A). Paris. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/91601-declaracao-universal-dos-direitos-humanos.

Brasil. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394. 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf.

Santos BS. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. In: Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

Brasil. Diretrizes Curriculares Nacionais do curso Educação Física estão previstas na Resolução nº 6 de 18 de dezembro de 2018.

González JF; Fensterseifer, PE. Dicionário crítico de educação física. Ijuí/RS: Unijuí, 2014.

Arendt H. A vida do espírito: o pensar, o querer, o julgar. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1995.

Downloads

Publicado

2021-12-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Palmeira, L. L. de L. ., Cordeiro, C. P. B. S. ., Prado, A. G. do ., & Prado, E. C. do . (2021). A (in)visibilidade dos Direitos Humanos nos cursos de licenciatura em Educação Física de universidades federais brasileiras. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 35(3), 99-112. https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v35i3p99-112