Pedagogia do esporte e das lutas: em busca de aproximações
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1807-55092012000200011Palavras-chave:
Ensino de esportes, Prática pedagógica, Artes marciais, Dimensões dos conteúdosResumo
A pedagogia do esporte preocupa-se com o estudo sistemático dos processos de ensino e aprendizagem relacionados aos esportes. As lutas corporais também são práticas que devem estar envoltas em contextualizações pedagógicas. Dessa forma, este estudo pretendeu analisar a relação entre as concepções de pedagogia do esporte e o ensino das lutas corporais. Para isso, foi feita uma revisão de literatura com as seguintes temáticas: a abordagem pedagógica do esporte, a pedagogia do esporte e as lutas corporais e considerações acerca da prática pedagógica das lutas corporais. Elaborou-se também formas de pedagogizar as lutas corporais, levando em consideração alguns eixos norteadores: por que ensiná-las, o que ensinar das lutas corporais, como ensiná-las e como avaliá-las. As lutas corporais devem estar envoltas em abordagens pedagógicas focadas nas pessoas que se-movimentam, permitindo aos sujeitos refletir sobre suas ações, ressigniï¬cando-as e atribuindo sentidos que contribuam para que eles atinjam a autonomia e a emancipação.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2012-06-01
Edição
Seção
Pedagógica e Comportamental
Licença
Todo o conteúdo da revista, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC-BY)
Como Citar
Rufino, L. G. B., & Darido, S. C. (2012). Pedagogia do esporte e das lutas: em busca de aproximações. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 26(2), 283-300. https://doi.org/10.1590/S1807-55092012000200011